Origem do Dia de Finados: conheça curiosidades dessa data!
Você sabe como surgiu a celebração do feriado do Dia de Finados? Essa data também é conhecida como Dia dos Mortos e tem o intuito de homenagear aqueles que não estão mais entre nós. No artigo de hoje, a Central Santa Casa explica a origem desse dia e dá algumas opções para prestigiar o ente querido no dia. Confira a seguir!
Afinal, qual a origem do Dia de Finados?
Em resumo, o Dia de Finados é comemorado no dia 2 de novembro. Esse dia é marcado pela saudade dos entes queridos que nos deixaram. Além disso, nessa data é comum realizar preces pelas almas dos falecidos. Por conseguinte, esse feriado sucede o Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º de novembro. Nesse sentido, o objetivo dessa celebração é homenagear os santos que não têm uma data de festejo exclusiva.
O Dia de Finados surgiu durante a Idade Média. Nessa época já havia o costume de rezar pelos falecidos. Porém, no ano 998, o monge Odilo de Cluny oficializou a data. A partir disso, esse hábito se perdura até os dias de hoje.
Como homenagear o ente querido nessa data?
1- Visite e zele pelos túmulos
A primeira opção para fazer no Dia de Finados é aproveitar o feriado e visitar o túmulo de entes queridos. Essa prática é bastante comum, pois familiares se sentem saudosos e próximos daqueles que já se foram. Nesse sentido, você pode levar flores como forma de homenagem póstuma. Além disso, pode interceder pelas almas de todos os finados.
2- Participe de missas
É um costume brasileiro realizar missas no Dia de Finados. Sendo assim, se sentir confortável, faça uma visita e participe das missas de finados. Nesse sentido, você pode escrever o nome de todos os falecidos por quem sente carinho e entrar em comunhão para essa celebração.
3- Realize obras de misericórdia
Além de rezar pelos defuntos, no Dia de Finados é comum realizar atos solidários por indivíduos invisíveis perante à sociedade. Em outras palavras, essa prática também é chamada de obras de misericórdias, que inclui tais ações:
- alimentar os famintos;
- dar de beber aos que têm sede;
- vestir os despidos;
- abrigar os sem-abrigo;
- visitar os doentes;
- visitar os cativos;
- sepultar os mortos.
4- Pense em lembranças boas
Por último, use a força do pensamento, mentalize boas vibrações e guarde memórias afetivas de quem você ama! Aproveite esse dia para visitar um lugar que o falecido gostava ou ouça músicas que te façam lembrá-lo. Ademais, folheie álbuns de família e reviva os sentimentos nostálgicos.
Conheça a Central Santa Casa!
A Central Santa Casa é referência em assistência funeral no RJ. Nós oferecemos todo auxílio burocrático nesses momentos difíceis. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!
Gostou de saber a origem do Dia dos Finados? Aproveite a visita e confira outros artigos semelhantes em nosso blog:
- Entenda o que é jazigo, como comprar e conheça os modelos!
- Saiba quais são as facilidades funerárias necessárias na pandemia
- Luto por suicídio: por que esse processo é mais doloroso?