02Nov
Flores coloridas no cemitério no Dia de Finados

Origem do Dia de Finados: conheça curiosidades dessa data!

Você sabe como surgiu a celebração do feriado do Dia de Finados? Essa data também é conhecida como Dia dos Mortos e tem o intuito de homenagear aqueles que não estão mais entre nós. No artigo de hoje, a Central Santa Casa explica a origem desse dia e dá algumas opções para prestigiar o ente querido no dia. Confira a seguir!

Afinal, qual a origem do Dia de Finados?

Em resumo, o Dia de Finados é comemorado no dia 2 de novembro. Esse dia é marcado pela saudade dos entes queridos que nos deixaram. Além disso, nessa data é comum realizar preces pelas almas dos falecidos. Por conseguinte, esse feriado sucede o Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º de novembro. Nesse sentido, o objetivo dessa celebração é homenagear os santos que não têm uma data de festejo exclusiva.

O Dia de Finados surgiu durante a Idade Média. Nessa época já havia o costume de rezar pelos falecidos. Porém, no ano 998, o monge Odilo de Cluny oficializou a data. A partir disso, esse hábito se perdura até os dias de hoje.

Como homenagear o ente querido nessa data?

1- Visite e zele pelos túmulos

A primeira opção para fazer no Dia de Finados é aproveitar o feriado e visitar o túmulo de entes queridos. Essa prática é bastante comum, pois familiares se sentem saudosos e próximos daqueles que já se foram. Nesse sentido, você pode levar flores como forma de homenagem póstuma. Além disso, pode interceder pelas almas de todos os finados.

2- Participe de missas

É um costume brasileiro realizar missas no Dia de Finados. Sendo assim, se sentir confortável, faça uma visita e participe das missas de finados. Nesse sentido, você pode escrever o nome de todos os falecidos por quem sente carinho e entrar em comunhão para essa celebração.

3- Realize obras de misericórdia

Além de rezar pelos defuntos, no Dia de Finados é comum realizar atos solidários por indivíduos invisíveis perante à sociedade. Em outras palavras, essa prática também é chamada de obras de misericórdias, que inclui tais ações:

  • alimentar os famintos;
  • dar de beber aos que têm sede;
  • vestir os despidos;
  • abrigar os sem-abrigo;
  • visitar os doentes;
  • visitar os cativos;
  • sepultar os mortos.

4- Pense em lembranças boas

Por último, use a força do pensamento, mentalize boas vibrações e guarde memórias afetivas de quem você ama! Aproveite esse dia para visitar um lugar que o falecido gostava ou ouça músicas que te façam lembrá-lo. Ademais, folheie álbuns de família e reviva os sentimentos nostálgicos.

Conheça a Central Santa Casa!

A Central Santa Casa é referência em assistência funeral no RJ. Nós oferecemos todo auxílio burocrático nesses momentos difíceis. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Gostou de saber a origem do Dia dos Finados? Aproveite a visita e confira outros artigos semelhantes em nosso blog:

 

Posts RecentesTags