03Nov
flores para o velório

Flores para o velório: saiba quais são as espécies mais apropriadas!

Levar flores para o velório é uma das tradições mais antigas e respeitadas pela humanidade, seja em formato de coroa de flores ou mesmo um simples buquê. São gestos que simbolizam o carinho e o respeito pela pessoa que partiu. Mas, você sabe quais são os significados dessas flores? E como surgiu esse costume? Descubra tudo sobre essa tradição!

Simbolismo das flores em um velório

Um velório, é marcado pela despedida da vida, e é o último contato físico da família e amigos com aquela pessoa que se foi. O ideal é sempre preservar a família e cultivar o respeito por quem está sendo homenageado naquela cerimônia. E as flores para o velório, carregam um grande simbolismo, como a pureza ou paz.

As flores mostram exatamente como funciona o ciclo da vida, e mesmo com a sua beleza e delicadeza, elas nos ensinam e expõem o quanto somos frágeis perante ao tempo.

Atualmente elas são usadas como forma demonstração de afeto, amor e saudade pela pessoa que se foi. Mas, o que poucos sabem, é que a sua origem é bem mais antiga e tinha uma finalidade totalmente diferente do que é nos dias atuais.

Segundo arqueólogos, a real função das flores era somente afastar os animais do local onde os corpos descansavam. Um bom exemplo, são as coroas de flores, que por sua vez, na Grécia e Roma antiga eram utilizadas como o símbolo máximo de vitória em guerras e competições, tal qual o jogos olímpicos.

7 flores mais usadas em velórios e os seus significados

Rosa branca

As flores para o velório possuem diferentes significados entre si, e a rosa branca não fica para trás. Com uma coloração bem bonita, ela geralmente é relacionada a calma, tranquilidade e paz, simbolizando o sagrado.

Margaridas

Essas são mais comuns e mais usadas nas cerimônias. Em sua essência, ela carrega a pureza, inocência, bondade, sensibilidade e o mais importante, transmite muita paz!

Lírio

Esse tipo de flor transmite pureza, amor eterno, inocência e apreciação pela alma.

Cravos

A história da antiguidade costumava relacionar o cravo à saudade, amor puro, talento e boa sorte.

Copo-de-leite

Ela geralmente está relacionada à calma e tranquilidade. Simboliza a paz e o sagrado.

Crisântemos

A flor mais resistente a diferentes temperaturas e exposições. Ela carrega a simbologia para a vida e a morte, vem com a representação da vida completa.

Gérbera

Os principais significados dessa flor são a simplicidade e energia positiva. Ideal para ajudar as pessoas que estão passando pelo luto.

Conheça a Central Santa Casa!

Precisa de algum dos nossos serviços funerários? Entre em contato conosco! Ou, se preferir, ligue para o número (21) 4141-3911. A Central Santa Casa é a empresa mais qualificada no quesito assistência funerária. Não perca oportunidade de conhecer os nossos serviços!

Gostou desse artigo sobre os tipos de flores para o velório? Então, conheça o blog da Central Santa Casa, aqui você sempre vai ter os melhores conteúdos a sua disposição. Acompanhe!

What causes sudden the dysfunction. Part 4

Posts RecentesTags