06Set
túmulo no chão do cemitério representa o que é jazigo

Entenda o que é jazigo, como comprar e conheça os modelos!

Quando pesquisamos por assuntos fúnebres, sempre surgem termos que não conhecemos. Expressões como carro fúnebre, serviço de apoio fúnebre e traslado de corpos podem se tornar uma incógnita. Por isso, no blog da Central Santa Casa, nós possuímos artigos desmitificando alguns desses assuntos. Hoje, nós iremos esclarecer o que é jazigo. Quer entender melhor? Continue lendo!

Saiba o que é jazigo!

Resumidamente, jazigo é um lugar onde corpos de pessoas falecidas são enterrados. Em sua maioria, a compra é de um território grande, dentro do cemitério, onde é possível colocar mais de um caixão. O espaço pode ser propriedade de uma família inteira ou de membros da mesma. Assim, quando houver o falecimento de alguém, já existirá um lugar pré-estabelecido onde será sepultado.

Como adquirir?

Para adquirir um jazigo você pode decidir por:

  • comprar o espaço através de uma escritura pública, em caso de cemitérios públicos;
  • comprar o espaço em cemitérios particulares.

A venda ocorre de maneira similar a um imóvel. Se você desejar um território no particular, apenas precisará buscar preços e entrar em contato com o lugar desejado. A partir desse momento, serão estabelecidos o local e as partes farão um acordo.

Lembre-se de que para manter o jazigo é preciso pagar um valor, geralmente anual. O não pagamento pode acarretar prejuízos à família na necessidade de utilização do local. Você pode ser impedido de obter acesso.

Por que adquirir?

Agora que você sabe o que é jazigo, é hora de entender por que adquirir. Ao optar por comprar um espaço desses, principalmente se for perpétuo, você obtém diversas vantagens. Confira a seguir:

  • se algum familiar falecer, será apenas necessário pagar a taxa do sepultamento. Dessa forma, o custo é menor;
  • não será preciso procurar um espaço novo para enterrar o ente querido;
  • comportam um número considerável de corpos;
  • caso exista a necessidade de exumar um cadáver, não será preciso retirar outro corpo;
  • há liberdade para realizar homenagens póstumas.

Conheça os modelos!

Entendeu o que é jazigo, como e por que adquirir? Conheça os modelos existentes abaixo!

Jazigo perpétuo

Como o próprio nome diz, o jazigo perpétuo não expira. Ele pode ser utilizado por toda a família ou pelos membros designados. Caso o titular venha a falecer, a posse será transferida a um sucessor. Esse modelo oferece maior segurança em caso de morte inesperada e evita a necessidade de esperar por vagas em cemitérios públicos.

Jazigo temporário

Por sua vez, o jazigo temporário é aquele no qual o cadáver ficará enterrado somente por um certo período. Geralmente, esse tempo compreende de 3 a 5 anos, podendo variar de acordo com a funerária. Ao fim do prazo, o corpo é exumado e passa a dar espaço a outros corpos nos cemitérios. Algumas famílias optam por cremar os restos e guardá-los em urnas cinerárias.

Veja como a Central Santa Casa te ajuda!

A Central Santa Casa é uma empresa especializada em assistência funeral no RJ! Apesar de não alugar jazigos, podemos ajudar no contato com o cemitério desejado. Além disso, podemos auxiliar na contratação de demais serviços funerários em caso de falecimento de alguém.

Entre em contato conosco e conheça melhor os trabalhos oferecidos por nossa equipe!

Gostou deste artigo sobre o que é jazigo? No blog da Central Santa Casa você encontra mais conteúdos como este. Visite!

Posts RecentesTags