09Fev
Na imagem é possível ver flores, durante a realização de uma homenagem póstuma.

Como fazer uma homenagem póstuma?

Perder algum familiar ou amigo é sempre uma situação muito delicada e dolorosa. Apesar disso, existe a tradição de realizar uma homenagem póstuma para o falecido. Você sabe o que é isso? Esse tributo é uma forma de agradecimento, homenagem e lembrança para relembrar a memória de como a pessoa era em vida. E existem várias formas de serem expressadas. Hoje, a Central Santa Casa te explica mais sobre o assunto. Ficou interessado? Prossiga a leitura!

Ideias para realizar a homenagem póstuma

Velório

O momento mais tradicional para realizar a sua homenagem póstuma é durante o velório e o sepultamento. No momento da cerimônia fúnebre, é possível reunir amigos, familiares e pessoas próximas do ente querido e ler cartas ou fazer um discurso que homenageia o falecido. Além disso, poderá preparar uma chuva de pétalas durante o sepultamento ao som de uma orquestra com música ambiente e sentimentalista.

Dia de finados

Dia de finados é o feriado do ano que costumamos lembrar daqueles que partiram. Sendo assim, tire o dia e visite o túmulo do ente querido e deposite coroa de flores e cartas. Embora a carta não seja lida, é uma técnica para externalizar todo o sentimento de carinho e gratidão.

Aniversário do falecido

A homenagem póstuma costuma acontecer também nos aniversários do falecido, tanto de nascimento quanto de morte. Essas datas são simbólicas para os familiares. Realize a sua homenagem reunindo pessoas próximas e tente celebrar com vida. Busque relembrar momentos especiais e felizes que passaram juntos e invista na trilha sonora musical preferida daquela pessoa que se foi.

Casamentos

Outra maneira interessante de realizar a homenagem póstuma é no casamento de alguém da família. Por exemplo, é comum em convites de casamento, contar com a presença dos nomes dos pais do noivo e da noiva, mesmo que estejam in memoriam (termo designado para indicar o falecimento). Além do mais, pode-se preparar um vídeo com momentos marcantes em que o falecido se fazia presente na vida do casal.

Álbum de fotografia

O álbum de fotografia também é uma forma de prestar a sua homenagem póstuma e guardar recordações futuras. Isso porque você pode revelar fotos novas e juntar com as mais antigas, para criar uma trajetória/linha do tempo do ente querido que se foi. Essa bela homenagem pode ser guardada para um momento de saudade, tanto quanto para contar a história de quem foi essa pessoa para crianças da família que não tiveram a oportunidade de convívio.

Garanta a assistência funerária para a sua família!

Viu como fazer uma homenagem póstuma e a sua importância no momento do adeus? Deixe todas as burocracias do com quem entende do assunto. Escolha a Central Santa Casa e garanta uma excelente assistência funeral rj. Somos preparados para prestar atendimento humanizado perante esse momento de dor. Atendemos 24h. Entre em contato conosco ou ligue para nossa Central de Atendimento. Conheça essa funerária do RJ!

Gostou de saber como realizar uma homenagem póstuma? Veja outros assuntos relevantes em nosso blog:

Posts RecentesTags