A morte de um ente querido não é uma época fácil, uma vez que além de precisar passar por todo processo de luto, há todos os trâmites burocráticos relacionados. Porém, esses procedimentos ficam ainda mais complicados se o óbito ocorrer no exterior. Por isso, nós da Central Santa Casa separamos um artigo sobre os detalhes de como proceder caso ocorra o falecimento de brasileiro no exterior.
O falecimento de brasileiro no exterior é mais comum do que muitos imaginam, uma vez que há em cerca de 500 mil brasileiros no exterior. E quando eles falecem e precisam retornar ao Brasil para fazer o funeral em sua terra natal, há mais documentos e processos necessários do que normalmente seria. Além de um desgaste muito maior da família, uma vez que além de cuidar do velório, precisará cuidar dos trâmites para trazer o ente de volta ao Brasil.
O primeiro passo é registrar no consulado brasileiro do óbito. A família precisa acionar a DAC (Divisão de Assistência Consular) junto ao Itamaraty, que auxiliam e facilitam a liberação, necropsia e traslado do corpo. O consulado ainda, caso haja necessidade, acompanha as investigações da polícia.
O translado do falecido é pago pela família, exceto quando a pessoa morre à serviço do governo brasileiro.
O transporte do falecido deve ser aprovado previamente pela Administração do aeroporto de embarque e depois é supervisionada pela Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, Divisão de Saúde de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Brasil.
Lembrando que quando o óbito é causado por uma doença contagiosa, exige-se que o caixão possua uma proteção metálica que contorne-o completamente o vedando. Em caso de cremação, a urna deve ser impermeável e lacrada.
Os documentos necessários para o registro no consulado são:
Já os documentos para o translado de um falecimento de brasileiro no exterior são:
Por fim, após a chegada do falecido no Brasil, é preciso cuidar de todo o velório e cortejo fúnebre. É esgotante e cansativo cuidar de toda parte jurídica com o falecimento de brasileiro no exterior, pode faltar energia para organizar a cerimônia. Por isso, conte com a Central Santa Casa. Nós somos uma funerária no RJ e podemos ajudar com a parte burocrática e após o falecido chegar ao Brasil vamos lhe dar toda a assistência para realizar a cerimônia. Entre em contato e descubra mais sobre o nosso serviço de assistência funeral rj.
Gostou de saber sobre o falecimento de brasileiro no exterior? Confira outras dicas no nosso blog:
Links úteis: Funerária RJ e Funerária no Rio de Janeiro
Relembre os personagens de livros mortos que mais fizeram você chorar com esse artigo da…
Quais as funções de um mestre de cerimônia em funeral? Confira nesse artigo da Central…
Interessado em história antiga ou contos mórbidos? Talvez precise conhecer o que é necroturismo. Confira…
Pensando sobre cremação? Então, seria importante saber o que é cinerário. Descubra nesse artigo da…
Você já ouviu falar em arte tumular? No artigo, a Central Santa Casa explica o…
No artigo, conheça cemitérios famosos ao redor do mundo e descubra um pouco da história…