07Set
tradição de coroa de flores em funerais

Tradição de coroa de flores em funerais: entenda a origem!

A coroa de flores é um artigo de decoração sempre presente em funerais e velórios, já reparou? Contudo, perceba que ela não segue uma regra de composição, está sempre sendo modificada ainda que o formato permaneça o mesmo. À vista desse entendimento, chegamos à pergunta: afinal, de onde surgiu a tradição de coroa de flores em funerais? A Central Santa Casa tem a resposta! Prossiga a leitura deste artigo que preparamos e descubra!

História da tradição de coroa de flores em funerais

A tradição da coroa de flores, desde o princípio, tem sido usada com o sentido de homenagear alguém. Acredita-se que possa ter tido o primeiro aparecimento na Grécia e Roma Antigas ou até mesmo antes. Vencedores de guerra e personalidades recebiam a coroa ou guirlanda como presentes. As folhas frescas e ervas preservavam os significados de força e vida para estas pessoas.

Foi no Egito Antigo onde ficou verificada a tradição de coroa de flores em funerais. Assim como é atualmente, elas eram encontradas junto aos túmulos para simbolizar uma homenagem póstuma. Os arranjos, então, passaram a ser feitos com flores da época.

A razão do surgimento da tradição de coroa de flores em funerais se dá em função da perda de cartões que eram endereçados às famílias com condolências. Como essa atitude era constante e nem sempre a família tomava conhecimento dos escritos, o arranjo de flores passou a substituir esses papéis.

Formato circular

A origem do formato circular da coroa de flores também chama atenção. A explicação é encontrada ainda no período da Grécia e Roma Antiga. Veja bem, círculos na época representavam a infinitude. Ou seja, a eternidade da lembrança e do sentimento.

Com isso, o formato circular se tornou uma representação da memória eterna da pessoa que partiu.

Seleção das flores

Outro fator importante na tradição de coroa de flores em funerais é a seleção das flores. Ainda hoje elas não deixaram de estar ligadas ao significado que cada uma carrega, assim como na Grécia e Roma Antigas.

O arranjo é composto por modelos que tratam sobre pureza espiritual, afeto, inocência, elegância, beleza e muito mais.

Com isso, as flores mais presentes em coroas de flores são:

  • crisântemo;
  • copo-de-leite;
  • rosas;
  • antúrio;
  • margaridas;
  • orquídeas;
  • girassol.

Modernidade

A modernidade modificou alguns pontos de uso de coroas de flores em velórios. As pessoas podem presentear as famílias enlutadas com este item. Além disso, também há a opção de posicioná-la diretamente sobre o corpo no momento do sepultamento.

A faixa que compõe parte da coroa de flores vem com dizeres que expressam sentimentos. Um exemplo é: “Ficamos com saudades do seu sorriso”.

Conte com a Central Santa Casa!

Gostou de ter conhecido mais a respeito da tradição de coroa de flores em funerais? A Central Santa Casa disponibiliza plano de assistência funeral rj com cobertura completa para que você e sua família fiquem tranquilos para vivenciar o luto. Realizamos ornamentação da capela para velório com coroa de flores!

Nosso atendimento é feito 24h! Entre em contato conosco pelo site para conhecer nosso serviço ou se preferir ligue para nós!

Leia outros artigos com temas relacionados a este em nosso blog. Veja:

Posts RecentesTags