02Dez
o que fazer após a morte de um parente

Passo a passo: descubra o que fazer após a morte de um parente!

Lidar com a morte de um ente querido é difícil, principalmente se for recente. Além de ter que passar pelo luto, é necessário realizar os processos burocráticos, entre outras etapas, para garantir um destino ao corpo do morto. Nesse sentido, a Central Santa Casa apresentou os passos que devem ser seguidos depois de um falecimento. Continue lendo este artigo e entenda o que fazer após a morte de um parente. Se prepare!

Saiba o que fazer após a morte de um parente!

Passo 1: Obter o Atestado de Óbito

O primeiro passo depois que um ente falece é ir atrás do Atestado de Óbito. Isto é, do documento que informa as principais informações acerca da morte, como data, horário do óbito e causa da morte. Ele é preenchido e assinado por um médico, podendo este ser aquele que realizou o atendimento do falecido ou legista do Instituto Médico Legal (IML).

Passo 2: Acionar o serviço funerário

Após obter o Atestado, a próxima etapa sobre o que fazer após a morte de um parente é acionar o serviço funerário. Isto é, a assistência de preferência e o cemitério. Eles ajudarão com todo o planejamento do funeral, velório, além de auxiliar na obtenção dos outros documentos necessários.

Para obter a ajuda de uma assistência funeral, é preciso fazer uma pesquisa e saber o valor, além do que está incluso no trabalho da empresa. Também é interessante conferir se aquela organização atende toda a sua demanda, como um crematório, se for o caso. Após escolher a melhor, entre em contato e apresente os documentos que oferecem as informações necessárias a respeito do morto e do solicitante. Isto é, CPF, RG, Atestado de Óbito, entre outros.

Se você já sabe qual escolher, basta entrar em contato e informar o ocorrido. Não esqueça de levar os documentos citados!

Passo 3: Planejar e realizar o funeral

Após escolher e acionar a assistência, é preciso planejar o funeral. Para isso, a organização lhe ajudará na locação de capela, ornamentação e na contatação do cemitério de escolha. Também dará auxílio para a contratação do serviço de sepultamento ou cremação, e oferecerá o transporte do corpo.

Passo 4: Fazer o Registro de Óbito

Por fim, último passo de o que fazer após a morte de um parente é realizar o Registro de Óbito. Também conhecido Certidão de Óbito, esse documento assinala oficialmente o falecimento do indivíduo. Ele deve ser feito por um familiar em até 15 dias da morte e para consegui-lo você pode obter ajuda da assistência. No entanto, na falta de um parente, o registro pode ser reclamado por:

  • hospitais;
  • clínicas;
  • presídios;
  • médicos;
  • autoridades policiais;
  • vizinhos, entre outras testemunhas.

Para conseguir esse documento, é preciso levar os seguintes documentos:

  • declaração de óbito fornecida;
  • carteira de identidade do solicitante;
  • RG, CPF, título de eleitor e certidão de nascimento ou casamento;
  • CTPS – Carteira de trabalho do falecido;
  • cartão do benefício do INSS do morto.

Central Santa Casa: sua assistência funerária do RJ!

Este artigo te ajudou a entender o que fazer após a morte de um parente? A Central Santa Casa pode te ajudar nesse processo! Somos uma assistência funeral do RJ e nosso objetivo é ajudá-lo a passar por esse momento tranquilamente. Oferecemos serviços como remoção de corpos, auxilio com a burocracia e aluguel de capela para garantir uma menor dor de cabeça.

Entre em contato conosco e conte com a nossa ajuda!

Links Úteis: funerária no rio de janeiro;

 

Posts Recentes Tags