Como lidar com a morte? Dicas para sair do luto!
Perder alguém querido é uma fase que todas as pessoas enfrentam em algum momento da vida. Mesmo sabendo que uma hora isso vai acontecer, a verdade é que nunca estamos, de fato, preparados. O luto tem várias fases e cada um reage de uma forma diferente. Uns levam mais tempo, outros menos tempo para aceitar a partida de alguém que ama. Pensando nisso, a Central Santa Casa separou 4 dicas para você lidar com a morte e sair do luto. Continue a leitura e conheça!
4 dicas para lidar com a morte
1 – Se dê um tempo
Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que viver o luto não é errado. Permita-se ficar triste e enfrente as emoções que surgem. A morte de alguém querido pode trazer à tona sentimentos confusos como consternação, saudade e até culpa, por exemplo. Além disso, as lembranças vêm e vão e não é fácil controlar os pensamentos. Por isso, não ignore o luto. Resolva toda a parte burocrática e viva o momento. Mas, lembre-se que a sua vida continua e que tudo faz parte do processo da vida. Faça dessa experiência, uma transformação interna. Se for preciso e ajudar, chore! Somente assim você estará pronto para dar o próximo passo.
2 – Procure ajuda profissional
Em primeiro lugar, com a ajuda de um psiquiatra ou psicólogo você pode passar por essa fase mais leve e lidar com a morte de uma forma mais branda. Durante a terapia, o profissional pode auxiliar o paciente a vivenciar todos os estágios do luto e, principalmente, a entender tudo que está sentindo. A verdade é que não existe nenhuma fórmula pré-determinada e cada caso é diferente. E não pense que você não precisa de ajuda para isso. Na terapia você pode reaprender a viver uma nova realidade sem a pessoa que se foi.
Outro benefício de contar com a ajuda profissional é que você pode levar outras pessoas para um tratamento em grupo. Esse método também é eficaz e pode até potencializar os recursos individuais dos pacientes com mais apoio. Assim, o profissional vai lhe ajudar a:
- externalizar seus sentimentos e experiências relacionadas ao que foi perdido;
- falar sobre o ocorrido (principalmente em casos de assassinato ou suicídio);
- solucionar questões internas geradas pelo luto;
- viver um dia de cada vez;
- fazer projeções de um futuro tranquilo.
3 – Assista filmes, seriados ou músicas sobre o luto
Para ajudar quando a saudade apertar, ver alguns filmes sobre o tema, ajuda a lidar com a morte. De antemão, as músicas são suas aliadas nesse quesito. Além disso, existem diversos filmes e livros que ajudam a refletir sobre a questão. A leitura é um hobby que além de proporcionar entretenimento e mais conhecimento pode te levar para outra realidade. Então, porquê não utilizar isso a seu favor? Use uma boa história para aliviar suas dores da alma. A partir disso, você pode ter outras percepções da sua própria vida. Falar, ler ou ouvir sobre a morte pode não ser agradável em um primeiro momento, mas é essencial para você poder dar continuidade à vida sem ter conflitos internos.
4 – Não se afaste dos amigos e da família
Após perder alguém querido é muito comum que as pessoas se afastem dos grupos de amigos, da família até dos eventos sociais, de modo geral. Mas, além de não ajudar, essa ação ainda pode atrapalhar a fase. O isolamento pode ser comum nos estágios iniciais do luto, mas não é a saída mais indicada. Em momento de fragilidade, aproxime-se das pessoas que te amam e que te querem bem. Lembre-se que manter-se nesse estado de tristeza pode desencadear até uma doença séria, como a depressão, por exemplo. Carinho e apoio emocional são seu aliados para lidar com a morte. Por isso, fique perto de pessoas queridas e viva um dia de cada vez.
Conte com a assistência da Central Santa Casa!
Somos uma empresa especializada em assistência funeral no RJ! Além disso, também oferecemos auxílio na contratação de demais serviços funerários em caso de falecimento de alguém.
Entramos em contato com a funerária RJ escolhida pela família para agilizar toda a parte burocrática. Entre em contato conosco e conheça melhor nossos serviços realizados!