Levar flores para o velório é uma das tradições mais antigas e respeitadas pela humanidade, seja em formato de coroa de flores ou mesmo um simples buquê. São gestos que simbolizam o carinho e o respeito pela pessoa que partiu. Mas, você sabe quais são os significados dessas flores? E como surgiu esse costume? Descubra tudo sobre essa tradição!
Um velório, é marcado pela despedida da vida, e é o último contato físico da família e amigos com aquela pessoa que se foi. O ideal é sempre preservar a família e cultivar o respeito por quem está sendo homenageado naquela cerimônia. E as flores para o velório, carregam um grande simbolismo, como a pureza ou paz.
As flores mostram exatamente como funciona o ciclo da vida, e mesmo com a sua beleza e delicadeza, elas nos ensinam e expõem o quanto somos frágeis perante ao tempo.
Atualmente elas são usadas como forma demonstração de afeto, amor e saudade pela pessoa que se foi. Mas, o que poucos sabem, é que a sua origem é bem mais antiga e tinha uma finalidade totalmente diferente do que é nos dias atuais.
Segundo arqueólogos, a real função das flores era somente afastar os animais do local onde os corpos descansavam. Um bom exemplo, são as coroas de flores, que por sua vez, na Grécia e Roma antiga eram utilizadas como o símbolo máximo de vitória em guerras e competições, tal qual o jogos olímpicos.
As flores para o velório possuem diferentes significados entre si, e a rosa branca não fica para trás. Com uma coloração bem bonita, ela geralmente é relacionada a calma, tranquilidade e paz, simbolizando o sagrado.
Essas são mais comuns e mais usadas nas cerimônias. Em sua essência, ela carrega a pureza, inocência, bondade, sensibilidade e o mais importante, transmite muita paz!
Esse tipo de flor transmite pureza, amor eterno, inocência e apreciação pela alma.
A história da antiguidade costumava relacionar o cravo à saudade, amor puro, talento e boa sorte.
Ela geralmente está relacionada à calma e tranquilidade. Simboliza a paz e o sagrado.
A flor mais resistente a diferentes temperaturas e exposições. Ela carrega a simbologia para a vida e a morte, vem com a representação da vida completa.
Os principais significados dessa flor são a simplicidade e energia positiva. Ideal para ajudar as pessoas que estão passando pelo luto.
Precisa de algum dos nossos serviços funerários? Entre em contato conosco! Ou, se preferir, ligue para o número (21) 4141-3911. A Central Santa Casa é a empresa mais qualificada no quesito assistência funerária. Não perca oportunidade de conhecer os nossos serviços!
Gostou desse artigo sobre os tipos de flores para o velório? Então, conheça o blog da Central Santa Casa, aqui você sempre vai ter os melhores conteúdos a sua disposição. Acompanhe!
Links úteis: Funerária RJ, Funerária no Rio de Janeiro e Assistência Funeral RJ
As primeiras 24 horas após uma morte podem ser os momentos mais delicados e difíceis,…
Nesse artigo, a Central Santa Casa te dará dicas e conselhos de como lidar com…
Relembre os personagens de livros mortos que mais fizeram você chorar com esse artigo da…
Quais as funções de um mestre de cerimônia em funeral? Confira nesse artigo da Central…
Interessado em história antiga ou contos mórbidos? Talvez precise conhecer o que é necroturismo. Confira…
Pensando sobre cremação? Então, seria importante saber o que é cinerário. Descubra nesse artigo da…