17Maio
Quer entender como superar o falecimento da mãe? Nós falamos no artigo. Confira!

Entenda como superar o falecimento da mãe

O luto é um processo que todo indivíduo irá passar em algum momento da vida. Todavia, há perdas que doem e pensam mais que outras, como o falecimento da mãe. Isto porque a mãe está sempre presente em toda a história de seu filho. Quando ela se vai precocemente, o sentimento pode ser ainda pior.

Está passando por esta situação? Confira, então, algumas dicas de como lidar com o falecimento da mãe que a Central Santa Casa separou. É importante frisar que são apenas conselhos e não regras, cada indivíduo sente o luto de uma forma.

Afinal, como se lida com o falecimento da mãe?

Procure estar cercado de quem lhe faz bem

Primeiramente, para lidar com o falecimento da mãe é necessário procurar estar cercado de amigos, familiares e colegas que lhe fazem bem. Ou seja, se cercar de pessoas positivas, que te alegram e não te puxam para baixo. E também as que lhe escutam sem julgamento, que transmitam conforto e paz.

Vá a grupos de apoio

Há quem se culpe pelo falecimento da mãe, mesmo que não tenha a menor culpa. Por isso, ir em grupos de apoio é fundamental, pois nestes ambientes existe espaço para falar abertamente com pessoas que entendem e estão passando pela mesma situação.

Porém, esses grupos não servem só pra quem está se culpando pelo falecimento e sim para todos que sentirem a necessidade de terem uma ajuda a mais. Afinal, esses centros sempre contam com um profissional pronto para auxiliar quem precisa.

Procure se cercar de boas lembranças

Ao longo do processo do luto e depois dele é preciso se lembrar das boas lembranças. Portanto, recorde momentos e ensinamentos compartilhados com a sua mãe. Peça para que parentes e amigos lhe conte histórias sobre ela. Pois, assim, você saberá cada vez mais sobre quem ela foi. Deste modo, no momento de dúvida não vai ficar sem resposta para a pergunta: “O que ela faria se estivesse aqui?”.

Entenda as fases do luto

Compreender as fases do luto também é muito importante para lidar com o falecimento da mãe. Afinal, ao longo delas, seu corpo e a mente vão experimentar sentimentos mistos e reações descontroladas, como raiva excessiva, culpa entre outros. Por isso, não entender as mudanças que estão acontecendo dentro e fora de você pode gerar sensações conflitantes e luto prolongado.

Reserve um tempo para homenageá-la

Homenagear é importante para manter a mãe vida dentro das mentes e dos corações. Você pode prestar este tributo de diferentes formas e nas mais diversas datas. Confira alguns exemplos abaixo:

Está tudo bem chorar

Ser forte é uma das frases que mais se escuta após o falecimento da mãe, porém executar não é tão simples quanto falar. Chorar faz parte do processo, faz bem e alivia bastante a dor. Extravase o quanto precisar, não se compare com outras pessoas. Saiba que o laço que você tinha com a sua mãe era só de vocês e que está tudo bem superar a perda devagar.

Nesses momentos, conte com a Central Santa Casa!

Conte com a Central Santa Casa, nossa equipe está pronta para lhe atender neste momento tão delicado. Através do nosso serviço de assistência funerária cuidamos de toda a questões burocrática e ainda a ornamentação com flores naturais de época. Assim, você não precisa se incomodar com essas questões nesse momento de luto e pode ficar mais tranquilo.

Entre em contato conosco ou ligue para a nossa central 24h: (21) 4141-3911.

Acompanhe nosso blog e confira outras dicas. Já abordamos temas como: passos para fazer uma homenagem póstuma, principais categorias de cemitério, funerais em diferentes culturas e muito mais.

Posts RecentesTags