A cremação é um procedimento cada vez mais popular no Brasil. Os motivos são variados: para alguns é por questão religiosa, já outros acreditam na razão ambiental. Afinal, é possível transformar cinzas em árvore. Esta ressignificação das cinzas é simples e muito simbólica, uma vez que do resto do indivíduo surge algo majestoso e bonito. Além disso, também ajuda aos familiares que possuem necrofobia a prestarem homenagens.
Ficou interessado em saber como transformar cinzas em árvore? Confira o passo a passo que a Central Santa Casa montou!
A cremação é um processo muito benéfico ao meio ambiente, mesmo que a família não opte por transformar cinzas em árvore. Além disso, também é bastante higiênico, pois evita que possíveis doenças sejam liberadas.
Ademais, impede que substâncias tóxicas, proeminentes do embalsamento, possam poluir o solo e nascentes. Pois, com o sepultamento esses elementos ficam em contato direto com a terra.
Optar, então, por transformar cinzas em árvore pode ser ainda melhor, pois a árvore será uma lembrança constante de quem se foi. É uma maneira bonita de homenagear o ente querido. Desta maneira, é a técnica pode ser considerada um contraponto aos altos índices de desmatamento.
Durante a cerimônia de plantio todos os familiares podem e devem estar presentes, já que esta união ajuda a superar a perda. Fora isso, ao longo do procedimento é possível compartilhar histórias engraçadas e divertidas do falecido. Portanto, ao fim, lhe dar um último adeus.
Primeiramente, antes de transformar cinzas em árvore, é preciso planejar onde será plantada a muda. Para isso, há duas alternativas: cemitérios jardins ou algum local que seja simbólico para a família ou o ente que se foi. Atente-se à escolha, pois dependendo do tipo de semente escolhida ela pode não germinar corretamente ao ambiente.
Após a escolha, cave um buraco no local de preferência. Observe-o para que não seja muito pequeno. Não descarte a terra que foi retirada, pois ela será importante nos próximos passos.
Junte as cinzas do seu ente à terra. Acrescente adubo e a semente da sua preferência. É preciso fornecer nutrientes orgânicos para que a árvore cresça saudável. Não inclua fortalecedor na mistura.
Depois de fazer a mistura que falamos no passo anterior, é hora de realmente transformar cinzas em árvore. Coloque a muda na vertical (a semente para cima) dentro do buraco já cavado. Tenha atenção com a altura, pois o broto não pode sobrepor a terra. Ou seja, ambos precisam estar no mesmo do nível.
Em seguida, cubra com terra o restante e pressione o local com as mãos. Assim, a terra ficará bem compacta e proporcionará o ambiente ideal para que a semente se desenvolva.
Regue depois de colocar a muda no solo, mas não o encharque.
Agora, espere a transformação acontecer. Tente manter os cuidados normais com a semente como regá-la diariamente com pouca quantidade de água. Assim, sua árvore vai crescer e ficar bonita!
Gostou de saber mais sobre como é possível transformar cinzas em árvore? Conte com a Central Santa Casa, nossa equipe está pronta para lhe atender neste momento tão delicado. Prestamos serviço de assistência funerária cuidamos de toda as questões burocráticas e ainda da ornamentação com flores naturais de época. Ficou interessado nos nossos serviços? Entre em contato conosco ou ligue para a nossa central 24h: (21) 4141-3911.
Acompanhe o blog da sua funerária no Rio de Janeiro e confira outras dicas. Já abordamos temas como: passos para fazer uma homenagem póstuma, principais categorias de cemitério, funerais em diferentes culturas e muito mais.
Relembre os personagens de livros mortos que mais fizeram você chorar com esse artigo da…
Quais as funções de um mestre de cerimônia em funeral? Confira nesse artigo da Central…
Interessado em história antiga ou contos mórbidos? Talvez precise conhecer o que é necroturismo. Confira…
Pensando sobre cremação? Então, seria importante saber o que é cinerário. Descubra nesse artigo da…
Você já ouviu falar em arte tumular? No artigo, a Central Santa Casa explica o…
No artigo, conheça cemitérios famosos ao redor do mundo e descubra um pouco da história…