07Maio
Na imagem vemos uma pessoa aprendendo a transformar cinzas em árvore. Venha ver como fazer também!

Saiba como transformar cinzas em árvore

A cremação é um procedimento cada vez mais popular no Brasil. Os motivos são variados: para alguns é por questão religiosa, já outros acreditam na razão ambiental. Afinal, é possível transformar cinzas em árvore. Esta ressignificação das cinzas é simples e muito simbólica, uma vez que do resto do indivíduo surge algo majestoso e bonito. Além disso, também ajuda aos familiares que possuem necrofobia a prestarem homenagens.

Ficou interessado em saber como transformar cinzas em árvore? Confira o passo a passo que a Central Santa Casa montou!

Porque converter em árvores as cinzas?

A cremação é um processo muito benéfico ao meio ambiente, mesmo que a família não opte por transformar cinzas em árvore. Além disso, também é bastante higiênico, pois evita que possíveis doenças sejam liberadas.

Ademais, impede que substâncias tóxicas, proeminentes do embalsamento, possam poluir o solo e nascentes. Pois, com o sepultamento esses elementos ficam em contato direto com a terra.

Optar, então, por transformar cinzas em árvore pode ser ainda melhor, pois a árvore será uma lembrança constante de quem se foi. É uma maneira bonita de homenagear o ente querido. Desta maneira, é a técnica pode ser considerada um contraponto aos altos índices de desmatamento.

Durante a cerimônia de plantio todos os familiares podem e devem estar presentes, já que esta união ajuda a superar a perda. Fora isso, ao longo do procedimento é possível compartilhar histórias engraçadas e divertidas do falecido. Portanto, ao fim, lhe dar um último adeus.

Veja o passo a passo para transformar cinzas em árvore

1- Escolha um local

Primeiramente, antes de transformar cinzas em árvore, é preciso planejar onde será plantada a muda. Para isso, há duas alternativas: cemitérios jardins ou algum local que seja simbólico para a família ou o ente que se foi. Atente-se à escolha, pois dependendo do tipo de semente escolhida ela pode não germinar corretamente ao ambiente.

Após a escolha, cave um buraco no local de preferência. Observe-o para que não seja muito pequeno. Não descarte a terra que foi retirada, pois ela será importante nos próximos passos.

2- Junte terra, adubo e cinzas

Junte as cinzas do seu ente à terra. Acrescente adubo e a semente da sua preferência. É preciso fornecer nutrientes orgânicos para que a árvore cresça saudável. Não inclua fortalecedor na mistura.

3 – Acrescente as cinzas na terra

Depois de fazer a mistura que falamos no passo anterior, é hora de realmente transformar cinzas em árvore. Coloque a muda na vertical (a semente para cima) dentro do buraco já cavado. Tenha atenção com a altura, pois o broto não pode sobrepor a terra. Ou seja, ambos precisam estar no mesmo do nível.

Em seguida, cubra com terra o restante e pressione o local com as mãos. Assim, a terra ficará bem compacta e proporcionará o ambiente ideal para que a semente se desenvolva.

4- Cuide normalmente

Regue depois de colocar a muda no solo, mas não o encharque.

Agora, espere a transformação acontecer. Tente manter os cuidados normais com a semente como regá-la diariamente com pouca quantidade de água. Assim, sua árvore vai crescer e ficar bonita!

Conheça uma empresa de assistência funerária no RJ!

Gostou de saber mais sobre como é possível transformar cinzas em árvore? Conte com a Central Santa Casa, nossa equipe está pronta para lhe atender neste momento tão delicado. Prestamos serviço de assistência funerária cuidamos de toda as questões burocráticas e ainda da ornamentação com flores naturais de época. Ficou interessado nos nossos serviços? Entre em contato conosco ou ligue para a nossa central 24h: (21) 4141-3911.

Acompanhe o blog  da sua funerária no Rio de Janeiro e confira outras dicas. Já abordamos temas como: passos para fazer uma homenagem póstuma, principais categorias de cemitério, funerais em diferentes culturas e muito mais.

Posts RecentesTags