Descubra como fazer um memorial para o falecido em redes sociais!
Quando uma pessoa falece, além de se preocupar em contratar um serviço funerário e obter os documentos necessários, existem outras inquietações. Entre elas, podemos citar as mídias sociais: já parou para pensar sobre o que deve ser feito com elas após a morte de um ente querido? No artigo de hoje, a Central Santa Casa aborda este assunto. Abaixo, nós mostramos como fazer um memorial para o falecido em redes sociais. Confira!
Memorial para o falecido em redes sociais: como fazer?
Fazer um memorial para o falecido em redes sociais pode ser uma saída para as mídias do parente. Além de dar um destino a elas, isso faz com que o luto seja sentido de forma mais branda e ainda ajuda a manter a memória do ente querido viva. Ele permanece sendo lembrado por amigos e família, bem como pelos visitantes.
Mas, surge a pergunta: como exatamente pode-se transformar o perfil de uma pessoa falecida em memorial? Neste caso, a família não terá acesso à conta dele, apenas se souber a senha antecipadamente.
Para transformar o perfil em homenagem, o familiar ou alguém próximo deverá entrar em contato com o suporte da rede social. Assim, deverá solicitar a transformação da conta em um memorial. Para isso, é necessário comprovar o falecimento da pessoa. Essa opção é valida para Facebook, Instagram e LinkedIn. Abaixo, explicamos como fazer em cada caso!
Se você deseja criar um memorial para o falecido em redes sociais e optou pelo Instagram, siga os seguintes passos:
- separe uma prova de falecimento, como o link para o obituário ou um artigo de jornal;
- entre na página de Central de Ajuda do Instagram;
- preencha os campos de nome e endereço de e-mail;
- informe o nome completo da pessoa falecida, o nome do usuário dela no Instagram;
- apresente a comprovação de morte e informe a data do falecimento;
- clique em “Enviar”.
Depois que a conta é transformada em memorial, ninguém pode alterar as publicações ou as informações existentes nela. Ou seja, os seguintes itens não poderão ser alterados:
- fotos ou vídeos que a pessoa adicionou ao próprio perfil;
- comentários nas publicações compartilhadas pela pessoa;
- configurações de privacidade;
- foto do perfil atual, seguidores ou pessoas que a conta segue.
Caso você opte por transformar a conta do falecido no Facebook em memorial, siga os passos abaixo:
- entre na Central de Ajuda da rede social e acesse Solicitação especial para conta de pessoa clinicamente incapacitada ou falecida;
- preencha os campos de nome e e-mail com os seus dados pessoais;
- complete os campos de “nome completo no perfil da pessoa”, “link (URL)” e “endereço de email da conta” referente aos dados da pessoa falecida;
- no final da página selecione a opção “Gostaria de transformar esta conta em memorial”;
- depois de preencher tudo, clique em “Enviar”.
Para transformar o perfil do LinkedIn em memorial, acesse a página de Suporte da rede. Nela, você será indicado a preencher as seguintes informações:
- nome completo do falecido;
- URL/link do perfil;
- seu relacionamento com o usuário falecido;
- endereço de e-mail dele;
- data do falecimento;
- link para o obituário.
Ainda será necessário enviar uma cópia da certidão de óbito do usuário falecido e de um dos seguintes documentos:
- nomeações de inventariante;
- testamentos;
- cartas de representação.
Quais são os outros destinos possíveis para as redes sociais?
Além de fazer um memorial para o falecido em redes sociais, existem outras opções de destino para essas mídias. Se o familiar ou pessoas próximas não gostarem da forma de homenagem, podem:
- excluir a conta: basta entrar em contato com o suporte e solicitar a exclusão, comprovando nível de parentesco e o falecimento da pessoa em questão;
- herdar o perfil: nesse caso, o falecido, ainda em vida, deve solicitar que um herdeiro fique com sua conta após a morte. Quando isso acontecer, o herdeiro poderá fazer publicações, responder solicitações de amizades, atualizar a foto de perfil e capa.
A primeira opção pode ser feita em qualquer mídia, como Google, Twitter, Facebook, entre outras. A segunda, que diz respeito à herança da conta, por sua vez, só está disponível para Facebook, Instagram e Google.
Conheça a Central Santa Casa!
Gostou deste artigo sobre como fazer um memorial para o falecido em redes sociais? A Central Santa Casa pode ajudar ainda mais no momento de despedida. Somos uma assistência funeral do RJ. Para facilitar o processo pós-morte para o familiar, oferecemos a remoção de corpos, ajuda com a contatação do cemitério de escolha, aluguel e ornamentação de capela.
Se você precisar de um serviço completo, pode contar com essa funerária no Rio de Janeiro! Mande mensagem via Whatsapp ou fale conosco pelo site!
Links Úteis: funerária rj;