Descubra como fazer um memorial para o falecido em redes sociais!

memorial para o falecido em redes sociais

Quando uma pessoa falece, além de se preocupar em contratar um serviço funerário e obter os documentos necessários, existem outras inquietações. Entre elas, podemos citar as mídias sociais: já parou para pensar sobre o que deve ser feito com elas após a morte de um ente querido? No artigo de hoje, a Central Santa Casa aborda este assunto. Abaixo, nós mostramos como fazer um memorial para o falecido em redes sociais. Confira!

Memorial para o falecido em redes sociais: como fazer?

Fazer um memorial para o falecido em redes sociais pode ser uma saída para as mídias do parente. Além de dar um destino a elas, isso faz com que o luto seja sentido de forma mais branda e ainda ajuda a manter a memória do ente querido viva. Ele permanece sendo lembrado por amigos e família, bem como pelos visitantes.

Mas, surge a pergunta: como exatamente pode-se transformar o perfil de uma pessoa falecida em memorial? Neste caso, a família não terá acesso à conta dele, apenas se souber a senha antecipadamente.

Para transformar o perfil em homenagem, o familiar ou alguém próximo deverá entrar em contato com o suporte da rede social. Assim, deverá solicitar a transformação da conta em um memorial. Para isso, é necessário comprovar o falecimento da pessoa. Essa opção é valida para Facebook, Instagram e LinkedIn. Abaixo, explicamos como fazer em cada caso!

Instagram

Se você deseja criar um memorial para o falecido em redes sociais e optou pelo Instagram, siga os seguintes passos:

  1. separe uma prova de falecimento, como o link para o obituário ou um artigo de jornal;
  2. entre na página de Central de Ajuda do Instagram;
  3. preencha os campos de nome e endereço de e-mail;
  4. informe o nome completo da pessoa falecida, o nome do usuário dela no Instagram;
  5. apresente a comprovação de morte e informe a data do falecimento;
  6. clique em “Enviar”.

Depois que a conta é transformada em memorial, ninguém pode alterar as publicações ou as informações existentes nela. Ou seja, os seguintes itens não poderão ser alterados:

  • fotos ou vídeos que a pessoa adicionou ao próprio perfil;
  • comentários nas publicações compartilhadas pela pessoa;
  • configurações de privacidade;
  • foto do perfil atual, seguidores ou pessoas que a conta segue.

Facebook

Caso você opte por transformar a conta do falecido no Facebook em memorial, siga os passos abaixo:

  1. entre na Central de Ajuda da rede social e acesse Solicitação especial para conta de pessoa clinicamente incapacitada ou falecida;
  2. preencha os campos de nome e e-mail com os seus dados pessoais;
  3. complete os campos de “nome completo no perfil da pessoa”, “link (URL)” e “endereço de email da conta” referente aos dados da pessoa falecida;
  4. no final da página selecione a opção “Gostaria de transformar esta conta em memorial”;
  5. depois de preencher tudo, clique em “Enviar”.

LinkedIn

Para transformar o perfil do LinkedIn em memorial, acesse a página de Suporte da rede. Nela, você será indicado a preencher as seguintes informações:

  1. nome completo do falecido;
  2. URL/link do perfil;
  3. seu relacionamento com o usuário falecido;
  4. endereço de e-mail dele;
  5. data do falecimento;
  6. link para o obituário.

Ainda será necessário enviar uma cópia da certidão de óbito do usuário falecido e de um dos seguintes documentos:

  • nomeações de inventariante;
  • testamentos;
  • cartas de representação.

Quais são os outros destinos possíveis para as redes sociais?

Além de fazer um memorial para o falecido em redes sociais, existem outras opções de destino para essas mídias. Se o familiar ou pessoas próximas não gostarem da forma de homenagem, podem:

  1. excluir a conta: basta entrar em contato com o suporte e solicitar a exclusão, comprovando nível de parentesco e o falecimento da pessoa em questão;
  2. herdar o perfil: nesse caso, o falecido, ainda em vida, deve solicitar que um herdeiro fique com sua conta após a morte. Quando isso acontecer, o herdeiro poderá fazer publicações, responder solicitações de amizades, atualizar a foto de perfil e capa.

A primeira opção pode ser feita em qualquer mídia, como Google, Twitter, Facebook, entre outras. A segunda, que diz respeito à herança da conta, por sua vez, só está disponível para Facebook, Instagram e Google.

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