Você já viveu o luto? Alguns recursos podem ajudar a tornar esse período mais leve e ajudar a entender a perda, como filmes e músicas. Contudo, talvez existam aqueles que se sintam melhores com as páginas dos livros. Aqui, indicamos 4 livros sobre luto que podem trazer conforto nesse momento difícil. Confira-os e permita a Central Santa Casa te ajudar a ter um pouco mais de consolo!
Os amantes das Crônicas de Nárnia com certeza reconheceram o nome deste autor. C.S. Lewis, além de excelente romancista, era um acadêmico extremamente talentoso. Suas habilidades ajudaram a passar sua mensagem nesta primeira indicação de livros sobre luto.
O título do livro representa exatamente o que é. Uma vez que o autor foi capaz de expressar com sinceridade em cada página a dor que sentiu por perder sua esposa.
Nele é possível identificar os diferentes estágios de luto e a confusão de emoções que ele gera, como um misto entre: raiva, dúvida, questionamentos de fé e, claro, intensa tristeza. Religioso fervoroso, há uma boa dose de fé por essas páginas. Contudo, mesmo aqueles que não são religiosos podem facilmente se identificar com a trama abordada no livro.
Imagine um mundo onde ninguém morre. Essa é a prerrogativa dessa história, criada pelo gênio José Saramago. Nesse mundo fictício, o autor faz uma ampla reflexão sobre inúmeros temas, como a vida e a morte, o amor e o sentido e, claro, sobre a nossa existência.
Em um mundo no qual ninguém morre, existem muitos problemas, como a falta de leitos nos hospitais, a falta de sentido das religiões e, claro, a superlotação de pessoas “quase mortas” . Estas estão enfermas gravemente, mas que não podem morrer (já que a morte não existe) e ficam presas em um sofrimento sem fim.
Não é só parte da listas de livros sobre luto, e relacionados, mas também um livro para abraçar a vida, curta como ela é.
A autora deste livro sobre luto usa sua experiência para criar uma história cheia de empatia e coragem.
Ela propõe uma riqueza de detalhes e emoções profundas, abordando diversos temas relacionados à perda. Entre eles, o controle da dor, o desejo de conforto, as questões espirituais e psicológicas da morte e a dor do luto.
A obra não apenas nos ajuda a entender e compreender o turbilhão de emoções associado a dizer adeus a alguém que amamos. Entretanto, como Saramago, busca fazer um questionamento importante: como vivemos e aproveitamos os dias que temos até o final desta jornada?
Ao falar de livros sobre luto, também se deve adicionar na lista os ilustrados. Ao falar dos sentimentos de uma criança que perde a avó querida, o brasileiro Ziraldo, aborda os mistérios da vida e da morte.
Ao mesmo tempo, ele fala de dor e esperança. Um livro indispensável para leitores de todas as idades, mas principalmente para as crianças.
O livro foi escrito quando Ziraldo perdeu sua mulher de 47 anos e quis lhe fazer uma homenagem. Para enfrentar sua própria dor, ele leu sonetos e ouviu muita música, mas se deu conta de que a melhor coisa que poderia fazer era escrever.
Passando por esse momento difícil que é perder um ente amado? Deixe a Central Santa Casa te ajudar. Somos uma assistência funeral do RJ. Contamos com uma equipe de profissionais experientes e qualificados para lhe auxiliar. Garantimos serviço completo.
Entre em contato e conte conosco!
Relembre os personagens de livros mortos que mais fizeram você chorar com esse artigo da…
Quais as funções de um mestre de cerimônia em funeral? Confira nesse artigo da Central…
Interessado em história antiga ou contos mórbidos? Talvez precise conhecer o que é necroturismo. Confira…
Pensando sobre cremação? Então, seria importante saber o que é cinerário. Descubra nesse artigo da…
Você já ouviu falar em arte tumular? No artigo, a Central Santa Casa explica o…
No artigo, conheça cemitérios famosos ao redor do mundo e descubra um pouco da história…