Entenda o que é e como funciona o transporte intermunicipal de corpo!

Como funciona Transporte Intermunicipal De Corpo?

Após o falecimento de alguém, é preciso pensar para onde levar o corpo. Onde ele será velado, enterrado ou cremado. Depois disso definido, é preciso arrumar um traslado qualificado e seguro para levá-lo ao local desejado. Mas, será que há limite? Quando a cerimônia acontece em outra cidade,  por exemplo, é preciso um transporte intermunicipal de corpo.

Você conhece essa modalidade? Neste artigo, a Central Santa Casa esclarece. Continue lendo!

O que é um transporte intermunicipal de corpo?

De forma resumida, o transporte intermunicipal de corpo é o traslado funerário que ocorre quando é preciso levar um cadáver para outra cidade. Ou seja, entre diferentes municípios. Assim, esse traslado surge para facilitar o processo. 

Quando ocorre?

Ele pode ocorrer quando há óbito recente. Neste caso, o transporte ocorre do IML até o velório e, depois, até o local de sepultamento ou cremação. 

Além disso, o traslado também pode acontecer quando se quer transferir o corpo. Isto é, de um jazigo ou cemitério para outro. 

Qual é a preparação?

Basicamente, para que ocorra o transporte intermunicipal de corpo, ele precisa ser preparado. Passa então pelo processo de tanatopraxia, embalsamamento e necromaquiagem, para estar apresentável no velório. Ademais, sendo transportado para transferência, é colocado dentro de um saco especial para o deslocamento, garantindo segurança.

Como transportar o corpo para outro estado?

Em geral, para poder realizar o transporte intermunicipal de corpo, é preciso solicitar ajuda de uma empresa especializada. Nesse caso, o cadáver é colocado em um carro fúnebre e, assim, é transportado.

Para solicitar o serviço, são necessários alguns documentos, como:

  • requerimento de transferência;
  • laudo médico de embalsamamento;
  • cópia autenticada da identidade do requerente;
  • cópia autenticada da identidade do dono do jazigo que vai receber o corpo;
  • cópia autenticada da certidão de óbito;
  • autorização de remoção do corpo para outra localidade, elaborada por uma autoridade policial;
  • autorização expedida pela Vigilância em Saúde Ambiental.

Central Santa Casa: conte com quem conhece!

Este artigo te ajudou a entender mais sobre o transporte intermunicipal de corpo? A Central Santa Casa pode te ajudar ainda mais! Somos uma funerária do RJ. Contamos com uma equipe experiente para auxiliar nas burocracias e evitar dores de cabeça. Garantimos atendimento qualificado 24h. Entre em contato conosco e conte com uma assistência funeral RJ completa!