17Abr
Conheça a origem do enterro

Saiba qual é a origem do enterro!

O enterro é uma prática ancestral e um fenômeno cultural profundamente enraizado em diversas sociedades ao redor do mundo. Trata-se de um costume que surgiu há milhares de anos, tanto para honrar o falecido quanto proteger os que ficam. Neste artigo, vamos explorar a origem do enterro. A seguir, acompanhe o conteúdo da Central Santa Casa!

Conheça a origem do enterro!

O início 

Os primeiros enterros conhecidos remontam a milhares de anos, como evidenciado pelos restos mortais encontrados em sítios arqueológicos ao redor do mundo. A origem do enterro se deu na pré-história. Após a morte, os corpos entram em atividade de decomposição e putrefação. E, ao longo desse processo, exalam cheiros. Por sua vez, esses odores costumavam atrair bichos e animais selvagens, que podiam degradar o cadáver e, ainda, ser um perigo para as outras pessoas e para a comunidade em si.

Nesse período, a motivação de realizar o enterro, então, se dava por duas coisas: 

1- a necessidade de esconder o corpo para não ter a imagem do falecido degradada;

2- reduzir o odor dos cadáveres para garantir a segurança.

Até então, não havia sepultamentos. Ou seja, enterros grandiosos, com grandes cerimônias. Havia práticas religiosas de acordo com a crença da região, mas nada muito elaborado. 

Evolução

Ao longo do tempo, esse costume evoluiu para rituais mais complexos, incorporando crenças religiosas, mitologia e tradições culturais. Passou a ser algo maior e elaborado.

Assim, a origem do enterro na pré-história não apenas atendia às necessidades imediatas de sobrevivência, mas também lançava as bases para as práticas funerárias que encontramos hoje nas diferentes culturas ao redor do mundo.

A atualidade

Nos dias de hoje, o enterro continua a desempenhar um papel importante. Embora tenha evoluído de várias maneiras, de acordo com o tempo e as mudanças culturais, avanços tecnológicos e considerações ambientais, esse processo ainda permanece fundamental para alguns. O sepultamento, como é conhecido hoje, além de evitar o odor forte, ainda representa um momento de descanso em algumas crenças. Em outras, ainda serve como um espaço onde os falecidos podem ter seu descanso final e suas almas podem migrar em paz para o plano espiritual e, talvez, se preparar para uma nova vida.

Fale com a Central Santa Casa!

Sofreu alguma perda recentemente? A Central Santa Casa te ajuda. Somos uma funerária com profissionais qualificados e contamos com uma assistência completa no RJ. Garantimos atendimento de primeira, com pessoas atenciosas, e um tratamento de respeito para os que se foram. Conosco, você assegura qualidade. 

Entre em contato e tire suas dúvidas!

Posts Recentes Tags