O que é necromaquiagem? Entenda para que ela serve!
Você pode nunca ter ouvido falar na profissão de necromaquiador, mas, sabia que ele pode ajudar quando algum ente querido falece? Na verdade, a técnica de maquiar pessoas mortas é essencial em alguns casos. Por isso, no artigo de hoje, a Central Santa Casa explica o que é necromaquiagem e para que ela serve. Leia e entenda mais sobre o assunto!
O que é necromaquiagem e para que ela serve?
A necromaquiagem é um serviço funerário que utiliza maquiagem convencional para garantir a melhor apresentação da pessoa falecida no velório. Geralmente o profissional encarregado por essa função ameniza sinais de longos períodos de internação e pequenas falhas na face. Mas, além disso, ele também pode trabalhar com outras partes expostas do corpo como braços e mãos, por exemplo.
Mortes acidentais e/ou violentas podem deixar hematomas no corpo. É para isso que a necromaquiagem existe. Ela melhora a situação de manchas e pequenas feridas. O objetivo é deixar o falecido com o aspecto mais natural possível da pessoa em vida.
Que tipo de maquiagem e ferramentas são usadas?
O profissional de necromaquiagem usa maquiagem comum e de longa duração para fazer os acertos necessários. Ele pode combinar diversos tipos de base, por exemplo, para chegar em um tom de pele próximo da pessoa. Além disso, ele também pode usar outros tipos de maquiagem como blush, corretivos, sombras e batom.
Outros itens essenciais para realização do trabalho são os instrumentos como pinças anatômicas, lâmina de barbear, gaze, agulhas e pincéis. O ideal é que esses acessórios sejam de plástico ou ferro para melhor higienização após a finalização do serviço.
Como ela é feita?
Agora que você já sabe o que é necromaquiagem, vamos explicar como ela é feita. O procedimento ocorre durante a preparação do corpo na tanatopraxia. Depois de passar pelo embalsamento, que retira fluidos do corpo e coloca algodão nos orifícios para que nada vaze, é a vez da maquiagem. Dessa forma, é possível garantir uma apresentação mais natural e confortável aos parentes durante o velório.
O processo começa com a hidratação da pele. Depois disso, são feitos retoques com a maquiagem a partir de imagens da pessoa em vida. Dependendo da causa da morte, pode-se optar entre dois tipos:
- maquiagem natural;
- maquiagem corretiva.
Outro ponto de atenção são as unhas. Com o falecimento as extremidades tendem a ficar azuladas. Sendo assim, o profissional também deve cuidar desse aspecto.
Necromaquiagem e restauração facial: qual a diferença?
Depois de entender o que é necromaquiagem, vamos explicar agora a diferença entre ela e a restauração facial.
A verdade é que essa segunda técnica é um conjunto de procedimentos e técnicas para que o rosto do falecido fique o mais próximo possível do que era em vida. Para isso, existem duas formas de se reconstruir o rosto:
- reparação facial – quando existem apenas algumas lesões pequenas e superficiais na face;
- reconstrução facial completa – realizada quando há perda de ossos e massa tecidual.
Ou seja, a restauração facial é mais usada em casos de acidentes graves, como uma batida de carro, por exemplo. Nela, o reconstrutor utiliza materiais específicos, como cera e silicone para completar as partes que faltam. Também podem ser feitos enxertos de cabelo humano para refazer a barba ou sobrancelhas, por exemplo.
Conheça a Central Santa Casa!
Depois de entender o que é necromaquiagem, conte com a ajuda da Central Santa Casa. Oferecemos diversos serviços fúnebres. Temos remoção em carro fúnebre padrão, ornamentação com flores naturais e reserva da capela. Além disso, entramos em contato a funerária no Rio de Janeiro escolhido pela família para resolver as burocracias e nossa equipe atende 24 horas por dia. Entre em contato pelo site. Se preferir, ligue para (21) 4141-3911. A Central Santa Casa é a melhor empresa de assistência funerária do Rio de Janeiro.