09Mar
Embalsamamento De Corpo

O que é embalsamamento do corpo? Conheça e veja a importância!

Depois que uma pessoa falece é preciso, além de dar entrada na papelada, que o corpo passe por algumas etapas antes de ocorrer o funeral. O embalsamento do corpo é uma dessas fases. No artigo de hoje, a Central Santa Casa te explica como é feito o processo e, principalmente, por que ele é tão importante. Leia agora e entenda!

O que é embalsamento do corpo

O embalsamento é uma técnica muito antiga. Ela consiste na preservação do corpo após a morte. Antigamente, esse era o procedimento usado para criar múmias no Egito antigo, há mais de 4 mil anos. 

Quanto mais rápida ela for feita, melhor. Após 12 horas da morte, o sangue começa a coagular deixando a execução do procedimento mais complicada. A realização do embalsamento do corpo previne ainda o mau cheiro. Além disso, elimina os microrganismos que podem ser prejudiciais para outras pessoas. Sendo assim, ela é útil nos seguintes casos: 

  • para transportar o corpo;
  • quando a morte foi causada por alguma doença que provoque inchaço; 
  • em mortes por acidente, afogamento ou queimadura;
  • se for uma pessoa pública que precise manter o corpo em velório por muito tempo;
  • a pedido da família para deixar a aparência mais natural durante o velório.

Hoje em dia, o embalsamento do corpo ainda é realizado, mas tem objetivos e finalidades diferentes. Seu principal objetivo é transportar os corpos em longas distâncias

Quando o funeral e o velório demoram períodos mais longos, como 3 ou 4 dias, é preciso realizar o embalsamento. Já a tanatopraxia. Uma técnica de conservação realizada em períodos mais curtos. 

Como é feito o processo?

O embalsamento do corpo é realizado da seguinte forma: todo sangue e fluidos corporais são retirados da pessoa depois de uma massagem para melhorar o enrijecimento dos músculos. Depois disso, é injetada uma solução obtida a partir da mistura de água com formol. Isso serve para interromper o processo de decomposição. Após, ainda pode ser feita a necromaquiagem para dar os retoques finais. 

Qual a importância? 

O procedimento é realizado, principalmente para deixar a aparência mais próxima do natural possível. Pessoas que morreram por cirrose hepática, por exemplo, tendem a ficar muito inchadas. Dessa forma, amigos e parentes podem estranhar após muito tempo de contato no funeral. Por isso, o embalsamento do corpo é tão importante. 

Além disso, o embalsamamento é obrigatório em casos de transporte por via terrestre ou aéreo por mais de 500 km. 

O mesmo vale em para casos de brasileiros mortos no exterior. O procedimento completo dura de 4 a 12 horas para ser finalizado.

Algumas figuras públicas, como Lenin, nome muito importante do regime soviético, por exemplo, tiveram seus corpos preservados por décadas após sua morte. Isso só foi possível devida a técnica de embalsamento do corpo

Contrate a Central Santa Casa!

A Central Santa Casa faz o embalsamento do corpo e oferece ainda diversos serviços fúnebres. Queremos promover mais conforto e agilidade em um momento tão difícil como a morte de um ente querido. Nosso trabalho serve para diminuir as burocracias e tirar todas as preocupações de cima da família.

Conte com a nossa empresa para uma assistência funeral completa. Cuidamos desde a liberação do corpo no IML até a ornamentação da capela e organização do velório. Nossa equipe está disponível 24 horas por dia. Entre em contato e tire todas as dúvidas. 

Posts Recentes Tags