Luto de criança: como ajudar os pequenos a passar pela fase

lidar com o luto de criança!

Mesmo usando uma linguagem simples e com metáforas apropriadas, explicar a morte para crianças pode ser uma tarefa bem complicada. É preciso escolher bem as palavras e não deixar nada subentendido ou confuso. Muitas vezes, termos como “foi embora” ou “adormeceu para sempre”, podem deixar a criança mais confusa. Para lhe ajudar nesse momento de dor e sensibilidade, a Central Santa Casa  trouxe no artigo algumas dicas para ajudar com o luto de crianças!

5 dicas para lidar com o luto de criança

1- Escolha o momento e as palavras adequadas

Em primeiro lugar, para lidar com o luto de crianças precisamos ter em mente que cada idade requer um tipo de linguagem. Mas, em todas as formas precisamos ser diretos. O que precisamos tomar muito cuidado e com a escolha do momento mais tranquilo para conversar e contar para a criança. Certifique-se de que você terá tempo suficiente para responder às perguntas dela. E em casos de parentes próximos, principalmente pais e irmãos, o melhor a fazer é não demorar muito. 

2- Esteja preparado para perguntas

Sendo uma continuação da dica anterior, é preciso estar preparado para todas as perguntas que as crianças podem fazer. Algumas idades processam melhor as informações por perguntas respondidas. Assim, esteja pronto para responder honestamente. E mesmo que não saiba todas as respostas, o melhor a fazer é não mentir ou tentar maquiar a verdade. 

3- Respeite as crenças da família

Se a família tiver crenças religiosas ou culturais específicas sobre a morte e a vida após a morte, você precisa levar isso em consideração. Ao explicar o conceito para uma criança que está crescendo dentro do espiritismo, por exemplo, é possível dizer que a morte não é o fim. 

4 – Reforce s criança não tem culpa pela morte

As crianças podem pensar que são culpadas pela morte de alguém, especialmente se sentirem raiva ou ressentimento. Faz parte das fases do luto. Mas, certifique-se de explicar que a morte não é culpa delas. 

5- Demonstre emoções e ofereça conforto

Por fim, nossa última dica para lidar com o luto de crianças é sempre manter aberto um espaço de diálogo e mostrar às crianças que é normal sentir tristeza e outras emoções quando alguém morre. Esteja aberto para conversar e ofereça conforto, amor e apoio durante esse momento difícil.

Seguindo essa linha, você precisa explicar e deixar muito claro a irreversibilidade. O luto da criança pode acontecer, mas elas precisam entender que a morte é algo permanente e que nada nem ninguém pode mudar isso.

Conte com a Central Santa Casa!

A Central Santa Casa te ajuda a lidar com o luto de crianças e todas as partes de perder uma pessoa próxima. Oferecemos serviços fúnebres com conforto e agilidade. 

Realizamos remoção de corpo, cortejo do velório ao local do sepultamento, ornamentação padrão com flores naturais de época e reserva e locação da capela. E você ainda conta com atendimento 24 horas, atencioso e sensível.

Entre em contato conosco e garanta os serviços que precisar!