5 fases da decomposição do corpo. Entenda com a Central Santa Casa!
Após a morte, o corpo humano passa por uma série de transformações. Essas são chamadas fases da decomposição do corpo. As mudanças acontecem de forma natural e age com todos da mesma forma. Sendo assim, a Central Santa Casa, trouxe este artigo. Nele, explicamos mais sobre essas alterações e quais são as 5 fases. Continue lendo e entenda como tudo acontece!
O que acontece após a morte?
Diferente do que muitas pessoas acham, a decomposição do corpo não acontece de uma única vez. As alterações ocorrem de forma natural. E o resultado é um colapso do tecido corporal até chegar na liquefação dos órgãos.
A verdade é que o processo não acontece imediatamente a morte. Ele demora um período de 12 a 14h após a morte para começar. Dessa forma, quando o sepultamento e/ou o velório vão demorar mais que um dia para acontecer, é preciso usar técnicas para retardar esse processo. O embalsamento é uma opção, por exemplo. Mas, em resumo, 12 horas após a morte as bactérias começam a digerir as proteínas do corpo. Depois disso, elas excretam gases como metano, cadaverina e putrescina. São esses elementos que causam o mau cheiro.
A partir desse momento, as transformações são notáveis. O corpo começa a ficar mais inchado e com uma cor esverdeada. Além disso, as substâncias liberadas pelas bactérias atraem moscas e outros insetos. Isso faz com que os estágios de decomposição do corpo sejam ainda mais acelerados. Veja a seguir o detalhamento das 5 fases.
As 5 fases da decomposição do corpo humano
1 – Autólise
Mesmo que não seja possível ver as transformações acontecendo logo após a morte, elas começam cerca de uma hora após o falecimento. É esse tempo que leva para ter a interrupção da circulação sanguínea. Essa primeira fase da decomposição do corpo é chamada de autólise. Com isso, percebemos o esfriamento da pele. A etapa completa pode durar de 9 a 12 horas.
2 – Putrefação
Como dito anteriormente, as bactérias liberam gases e substâncias que deixam o corpo mais inchado. Portanto, algumas áreas começam a se romper. Essa ação acontece por causa das larvas de Calliphoridade, um tipo específico de mosca. O processo, que varia entre 25 e 48 horas, é chamado de putrefação.
3- Colonização
Como o próprio nome sugere, a colonização ocorre logo após esse período, quando o corpo apresenta muitas larvas e forte odor. É nessa fase que acontece o início da decomposição do corpo em si. As larvas começam a digerir as proteínas dando uma cor mais esverdeada ao corpo.
4 – Fermentação butírica
Nessa fase as larvas e insetos já não tem mais o que consumir e a pele não existe mais. Esse estágio é também chamado de processo pós-alimentar. Então ocorre uma dispersão larval. Dessa forma, elas deixam o corpo para buscar um novo habitat.
5 – Esqueletização
A esqueletização é a última fase da decomposição do corpo. Nesse estágio já não existe pele, apenas ossos e algumas cartilagens mais duras. No geral, não existem mais larvas, mas, algumas vezes é possível observar no couro moscas adultas se alimentando.
A verdade é que todos passam pelo mesmo processo, não tem como evitar. Existem apenas algumas técnicas que ajuda a conservar o corpo por determinado tempo, até alguns dias, caso haja necessidade de um traslado ou ainda sepultamento tardio. A tanatopraxia é uma dessas técnicas.
Conte com a ajuda da Central Santa Casa!
A Central Santa Casa oferece suporte para todo o Brasil em uma das fases mais difíceis da vida de todos: a perda de um ente querido. Oferecemos assistência funeral no RJ.
Contamos com uma equipe atenciosa e que respeita a sua dor. Te ajudamos a realizar um funeral completo, com documentação, traslado e ornamentação da capela. Cuidamos de tudo para você passar por essa fase de uma maneira menos dolorosa. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!