Curiosidades

Duração da decomposição: quanto tempo leva?

Já ouviu falar em putrefação ou autólise? Essas são algumas das 5 fases da decomposição do corpo humano. Esse é um dos assuntos que mais geram dúvidas e curiosidades sobre o óbito ou o após a morte. São diversas perguntas que surgem quando falamos do cadáver. A fim de sanar algumas questões, a Central Santa Casa preparou este artigo. No texto, explicamos qual é a média da duração da decomposição do corpo humano após a morte em diferentes situações. 

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue lendo o blog da Central Santa Casa. Confira!

O que é decomposição de corpo?

Primeiramente, você precisa entender melhor o que é a decomposição de um cadáver. Basicamente, é o processo de transformação que ocorre com o corpo após a morte. Ou seja, o apodrecimento. 

Em geral, esse processo ocorre em 5 etapas. Além disso, a duração da decomposição pode variar a mais ou menos tempo, a depender das condições em que o corpo é mantido ou exposto.

Os estágios

De forma resumida, a decomposição do corpo ocorre nas seguintes fases:

  • autólise – é a decomposição inicial do cadáver, em que há a interrupção da circulação sanguínea e esfriamento do corpo
  • putrefação – fase em que o cadáver fica inchado, com um odor forte e cria uma coloração esverdeada;
  • colonização – chegada das larvas, que depositam seus ovos;
  • dispersão – nessa etapa, não há mais couro. Assim, ocorre a  dispersão larval;
  • esqueletização – o corpo já é praticamente todo feito de osso, sem cartilagens.

Veja qual é a duração da decomposição em cada situação!

Dessa forma, a questão surge novamente: qual é a duração da decomposição do cadáver? Essa questão não pode ser respondida diretamente. Isso porque o tempo do processo total varia de acordo com as condições em que o corpo é mantido após a morte. Assim, varia, conforme umidade, temperatura e presença de animais. A seguir, iremos citar algumas situações e o tempo em que o cadáver leva para se decompor em cada uma delas. Acompanhe!

  • natureza: ao ar livre, o corpo pode levar entre duas e seis semanas para finalizar a decomposição. Isto é, a uma temperatura maior que 20 °C e com a presença de insetos. Porém, se for o caso, em condições mais favoráveis na natureza, o processo de esqueletização só ocorre após dois anos;
  • sob a terra: nesse caso, o corpo pode levar entre nove meses a cinco anos. O processo demora mais conforme a profundidade em que foi enterrado, quando não há interferência externa e a deterioração é mais lenta. A duração da decomposição ainda aumenta se houver a proteção de um caixão;
  • na água: em casos de acidentes ou assassinatos, o corpo pode parar na água. Se isso ocorrer, não havendo interferência de peixes e outros bichos, pode levar até 10 anos. Isso porque o frio e a pressão ajudam a preservar o corpo.

Existem formas de reduzir esse tempo?

Sim! Existe um método, chamado de embalsamamento, que auxilia na tentativa de retardar e aumentar a duração da decomposição do corpo. Consiste na drenagem do sangue e sua substituição por uma solução de água com formol, que ajuda na conservação do cadáver. 

Além de manter uma boa aparência para o velório, diminui os riscos durante o transporte do corpo e reduz a mudança da pele em casos de mortes por acidente, afogamento ou queimadura. Deixa a aparência mais natural por mais tempo.

Conheça a Central Santa Casa!

Achou este artigo útil para entender melhor sobre a decomposição do corpo? A Central Santa Casa é uma funerária no RJ e pode te oferecer ainda mais. Contamos com serviços de traslado de corpo, auxílio em ornamentação, reserva e locação da capela. Garantimos atendimento especializado 24h com uma equipe qualificada e atenciosa. 

Entre em contato conosco e solicite os serviços de uma assistência funeral RJ completa!

Compartilhe

Artigos recentes

Entenda já qual é a origem do carro fúnebre!

Você sabe qual é a origem do carro fúnebre? A Central Santa Casa explica melhor.…

2 horas atrás

Quais são os documentos necessários para sepultamento e cremação?

Sabe quais são os documentos necessários para sepultamento e cremação? A Central Santa Casa explica…

2 semanas atrás

Saiba qual é a origem do enterro!

Você tem curiosidade em entender a origem do enterro? No artigo, a Central Santa Casa…

1 mês atrás

Liberação de corpo: como fazer? Quais documentos eu preciso?

Você sabe como funciona a liberação de corpo quando alguém morre? Neste artigo, a Central…

1 mês atrás

Religiões pelo mundo: conheça os rituais fúnebres na Umbanda!

Conheça os rituais fúnebres na Umbanda: nesse artigo esclarecemos as tradições. Visite o blog e…

2 meses atrás

Desvendando curiosidades: saiba como se deu a origem dos cemitérios!

Explorando a origem dos cemitérios: você sabe como surgiram? A Central Santa Casa esclarece como…

3 meses atrás