02Maio
Dia das Mães é a data mais importante do Brasil

Como começamos a comemorar o “Dia das Mães”?

Uma das maiores dores para um filho é a perda de sua mãe. Quando ela é aquela figura reconfortante, que te protegia dos monstros e pesadelos na infância, a perda dói demais. O Dia das Mães surgiu justamente como uma forma de celebrar a memória dessas figuras tão importantes. E para garantir que elas saibam o amor que sentimos enquanto ainda estão aqui. Entenda melhor essa data comemorativa no artigo da Central Santa Casa

Qual a origem do Dia das Mães?

Essa data especial para mães e filhos, apesar de ter seu início em contornos modernos, é creditada a tradições bem antigas. Apesar de não existir uma associação direta, os historiadores apontam que festivais em homenagem à figura materna não são uma exclusividade do mundo contemporâneo. Na Grécia, por exemplo, celebrava-se Reia, a mãe dos deuses.

O Dia das Mães, como o conhecemos hoje, surgiu nos Estados Unidos, bem no começo do século XX. Essa data comemorativa acabou sendo criada por Anna Jarvis, cujo intuito era homenagear a sua mãe, Ann Jarvis. Esta era conhecida por realizar trabalho social com outras mães, sobretudo no período da Guerra Civil Americana.

Ann Jarvis dedicou sua vida ao ativismo social, promovendo ações que possibilitaram a melhoria das condições sanitárias de sua comunidade. Lá ela criou o Mother’s Day Work Clubs, uma instituição voltada para melhorar as condições sanitárias na Virgínia Ocidental. Nesse trabalho, Ann Jarvis dava assistência às famílias que necessitavam de ajuda, e orientava-as para que elas tivessem boas condições sanitárias.

Quando a Guerra Civil Americana terminou, Jarvis criou um clube para que ações fossem tomadas de maneira a garantir o entendimento e o convívio pacífico entre aqueles que lutaram de lados opostos. 

Esse clube contou com o envolvimento de outras mães, que criaram o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia para celebrar a paz. A data foi criada como uma homenagem à vida de Ann Jarvis. O falecimento dela, em 9 de maio de 1905, afetou bastante a sua filha, Anna Jarvis, que decidiu criar um dia comemorativo para homenagear a sua mãe. 

Anna Jarvis engajou-se para que o Dia das Mães se convertesse permanentemente em uma data comemorativa nos Estados Unidos. Neste ano, um senador do Nebraska, levou a proposta para o Senado norte-americano, mas ela não foi aprovada. Mesmo assim, a comemoração em homenagem às mães espalhou-se pelos Estados Unidos. 

Apenas em 1914 foi que o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como o data para a celebração, e a medida foi ratificada pelo então presidente do país, Woodrow Wilson. A data foi criada exatamente como forma de homenagear todas as mães.

E quando o Dia das Mães chegou ao Brasil?

Essa data veio junto de muitas vitórias para as mulheres brasileiras, no mesmo período. A popularização dessa data nos Estados Unidos fez com que ela eventualmente chegasse ao Brasil. Os historiadores falam que a primeira celebração aconteceu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O Dia das Mães foi oficializado no Brasil quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932. Por meio desse documento, determinou-se o segundo domingo de maio como momento para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Como dito antes, essa data foi uma conquista realizada por influência do movimento feminista brasileiro, que estava em crescimento. Afinal, no mesmo ano, 1932, estipulava-se o sufrágio universal feminino, quando as mulheres passaram a ter direito ao voto no Brasil. 

Em 2023, o Dia das Mães será celebrado em 14 de maio, no Brasil. Vale destacar que a data não é a mesma para todos os países. A Rússia e a Sérvia, por exemplo, comemoram no dia 8 de março; a Noruega, no segundo domingo de fevereiro; o Líbano, no início da primavera no Hemisfério Norte (21 de março); e a Argentina, no terceiro domingo de outubro.

Conte com uma assistência funerária!

Gostou deste artigo? A Central Santa Casa pode oferecer muito mais conteúdo animador em nosso blog. Quem somos nós? Somos uma assistência funeral do RJ. Contamos com uma equipe de profissionais experientes e qualificados para lhe auxiliar.

Estamos preparados para ajudar com a burocracia do processo, contratação de cemitério ou crematório, remoção de corpos, entre outros. Garantimos serviço completo. Quer contar com ajuda de uma funerária no Rio de Janeiro? Entre em contato e conte conosco!

Posts Recentes Tags