Como funcionam as despedidas em diferentes culturas após a morte?
Você sabia que existem formas diversas de despedidas em diferentes culturas? Pois é, enterrar o corpo da pessoa falecida dentro de um caixão no cemitério não é a única praticada ao redor do mundo. No globo, existem diversas maneiras encontradas pelas pessoas para dizer tchau a um ente querido. Nesse contexto, a Central Santa Casa preparou este artigo. Aqui, explicamos como funcionam algumas formas de despedidas em diferentes culturas. Acompanhe!
Conheça outras formas de despedidas em diferentes culturas!
1- Pétalas e hinduísmo
As religiões praticadas ao redor do mundo se diferenciam muito. O hinduísmo, por exemplo, tem um ritual diferente do costume de outras religiões na etapa pós-preparação do cadáver. Na Índia, é comum jogar pétalas de rosas, jasmins ou margaridas diretamente sobre o corpo. Deve-se rodeá-lo 3 vezes. O objetivo é que a alma do falecido encontre a iluminação.
2- Cremação ao ar livre
Em Crestone, Colorado, Estados Unidos, existe a prática de cremar os corpos das pessoas falecidas a céu aberto. O corpo é colocado em uma pira e é coberto de flores. Depois disso, o fogo é ateado aos poucos no cadáver com auxílio de pedaços de madeira. Familiares e amigos formam um círculo ao redor da pira e observam a queima até o fim. O costume surgiu há dezenas de milhares de anos, praticado por gregos e romanos antigos, como forma de libertar a alma.
3- Ma’nene
Na Indonésia, existe uma forma diferente de lidar com o luto. No país, há a prática do Ma’nene. Este é um costume fúnebre que consiste em manter o cadáver em casa por um tempo, mesmo após o falecimento e embalsamamento. A população costuma fazer isso como forma de esperar ter dinheiro para prosseguir com procedimento pós-morte. Enquanto isso, guardam o falecido em casa, continuando a conversar, servir alimentos e trocar as roupas. O costume ainda inclui retirar o corpo do túmulo de tempos em tempos em caso de saudade.
4- Caixão personalizado
Em Gana, na África Ocidental, o local onde o corpo é guardado não é comum. Em famílias que têm essa preferência, há a customização ou personalização dos caixões. Eles são montados de acordo com a personalidade e ainda podem levar em consideração o status da pessoa falecida. O objetivo é dar mais significado e emoção à homenagem.
Precisa de ajuda funerária? Conte conosco!
Achou este artigo sobre despedidas em diferentes culturas interessante? Se você precisa de um auxílio funeral, a Central Santa Casa pode te ajudar ainda mais! Somos uma assistência funeral do RJ. Oferecemos ajuda no contato com o cemitério escolhido, bem como ajudamos com toda a burocracia e documentação necessária.
Atendemos 24 horas ao dia. Entre em contato e conte com nossa ajuda!