Burocracia: saiba o que fazer quando uma pessoa morre!
Lidar com a dor de quando uma pessoa morre não é algo fácil. O luto é um dos processos mais difíceis pelo qual alguém pode passar. Além da perda, o falecimento de um ente querido ainda pode gerar dor de cabeça e preocupação com a burocracia. Isto é, documentos, locação de capela, entre outros.
Pensando em ajudar e facilitar o processo, a Central Santa Casa preparou este artigo. Aqui, explicamos o que fazer quando uma pessoa morre. Continue lendo e entenda!
O que fazer quando uma pessoa morre?
1- Separe os documentos
Uma das principais medidas quando falamos de o que fazer quando uma pessoa morre é separar os documentos. Eles serão necessários em qualquer uma das futuras decisões relacionadas ao corpo. Apenas com eles será possível iniciar os trâmites para afirmar o falecimento oficialmente e contratar os serviços fúnebres necessários.
Em geral, os registros necessários são:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Carteira de trabalho;
- Título eleitoral;
- Certificado de reservista (se o falecido for homem acima de 18 anos);
- Cartão de inscrição no INSS;
- Atestado de óbito do hospital ou IML.
2- Verifique as vontades do falecido
Outro ponto importante sobre esse assunto é quanto à escolha entre o destino do corpo: será cremação ou sepultamento? Essa é uma das decisões mais importantes quando falamos de procedimentos após a morte. Para decidir, é importante, no entanto, levar em consideração as vontades do falecido. Ele tinha alguma? Deixou expresso em algum documento? A partir disso, será possível prosseguir com a contratação do serviço, alugar capela, cemitério, comprar jazigo, entre outros.
3- Escolher o cemitério para o velório
Depois de decidir o destino do cadáver do seu ente querido, é preciso questionar sobre o local do velório. Afinal, ele dependerá da decisão acima. Alguns cemitérios podem ser especializados e, assim, não oferecer nenhuma das opções. Por isso, é importante já saber quando for informar e alugar o local. Tenha definida a opção de destino do corpo!
4- Contrate uma assistência funerária
Outra dica da Central Santa Casa é contratar uma assistência funerária. Esse é um serviço que oferece auxílio nas burocracias pós-morte, em geral. Quando uma pessoa morre, essa pode ser uma das melhores soluções. A equipe de uma funerária está pronta e qualificada para oferecer ajuda especializada e certeira. Assim, você otimiza o processo e garante uma solução confiável e eficiente, além de reduzir suas preocupações e dores de cabeça.
Central Santa Casa: conheça sua assistência no RJ!
Precisa de uma assistência funeral no RJ? Conte com a Central Santa Casa! Somos uma funerária do RJ que oferece serviços completos, com traslado de corpo, ornamentação e locação de capela. Oferecemos auxílio completo, qualificado e atencioso. Garantimos atendimento 24h.
Fale conosco para receber auxílio especializado!
Links Úteis: