Como organizar a missa de sétimo dia? Veja o que é preciso!
Depois de perder alguém querido, é importante fazer algumas coisas como providenciar a parte burocrática, o traslado do corpo, caso seja necessário, o sepultamento e as cerimônias fúnebres. Dependendo da religião da família do falecido, a missa de sétimo dia é uma dessas coisas. Ela é uma cerimônia realizada em homenagem a uma pessoa falecida, que ocorre sete dias após o falecimento. Por ser uma tradição muito comum em muitas culturas e religiões, a Central Santa Casa preparou esse artigo para ajudar a organizar a missa de sétimo dia. Leia e entenda!
Como organizar a missa de sétimo dia?
1 – Escolha a igreja
Em primeiro lugar, para organizar a missa de sétimo dia é preciso escolher a igreja que mais agrada e entrar em contato com a paróquia. Informe sobre o falecimento e solicite a realização da missa de sétimo dia. Geralmente a igreja possui um calendário de missas já programadas, portanto, é importante verificar a disponibilidade da data escolhida. Se o falecido frequentava a igreja, talvez seja uma boa opção escolher a mesma para comunicar ainda os membros da comunidade.
2 – Escolha a data e defina o programa
Mesmo que você pense que a missa de sétimo dia deva ser realizada exatamente no sétimo dia após o falecimento, a data pode ser flexível. Como citamos, as igrejas já têm datas pré-determinadas e você pode escolher a que for mais próxima. Também é importante escolher um horário conveniente para a família e amigos próximos do falecido. Depois disso, defina qual será a programação. Essa pode contar com
- hinos;
- orações;
- leituras;
- homilias.
3 – Convide as pessoas
Geralmente, depois de organizar a missa de sétimo dia, chega a hora de convidar familiares e amigos próximos do falecido para participar da cerimônia. Além disso, também é possível enviar convites aos membros da comunidade religiosa que desejam prestar suas homenagens ao falecido. Você pode fazer um convite mais formal, impresso em uma gráfica ou apenas mandar um convite virtual via WhatsApp com as informações de dia, local e horário da homenagem.
4 – Escolha a decoração da igreja
Algumas igrejas permitem decorar o espaço com velas, flores e um retrato do falecido. Ao organizar a missa de sétimo dia, dê preferência aos gostos do falecido e tente fazer isso refletir na decoração.
5 – Faça uma pequena recepção
Muitas pessoas gostam de dar apoio emocional nessa hora tão difícil. Dessa forma, após a missa, é possível organizar uma recepção para os participantes. Pode ser algo simples, como um café e biscoitos, por exemplo. O mais importante aqui é que haja um espaço para que os familiares e amigos possam se reunir e prestar suas homenagens ao falecido.
Precisa de ajuda com cerimônia pós-morte? Fale com a Central Santa Casa!
Entendeu como organizar a missa de sétimo dia? Agora se precisar de ajuda com a parte burocrática ou qualquer parte relacionado ao sepultamento a Central Santa Casa é sinônimo de excelência em serviços fúnebres. Prestamos serviços de assistência funeral no RJ como sepultamento e cremação em diversos cemitérios.
Além disso, também oferecemos condições de pagamento facilitadas para ajudar você a passar por essa fase de forma mais leve e menos complicada. Entre em contato e deixe que nossa equipe te ajude nesse momento!