16Abr
A crise de ansiedade pode resultar no medo de morrer

O medo de morrer e a melhor maneira de superá-lo

Você tem medo de morrer? Se sim, por quê? O assunto morte é tabu para muitas pessoas ainda nos dias atuais, ocasionando crises de ansiedade e pânico em parte delas. Porém, se você alimenta esse medo dentro de você saiba que é possível contorná-lo. Neste artigo exclusivo da Central Santa Casa, reunimos o que profissionais do mundo todo já falaram sobre o assunto. Leia com atenção e pratique esse autocuidado essencial para uma situação tão delicada. Boa leitura!

Entenda o medo de morrer

O que é?

O medo de morrer pode ocorrer a qualquer pessoa. Trata-se de uma consequência da crise de ansiedade perante o que vai acontecer, ou sobre perder alguém próximo, etc.

Por que acontece?

Geralmente, em casos onde a pessoa já perdeu alguém e desenvolveu o trauma de passar pela situação durante o luto. Em outros casos, é a aflição de não conseguir realizar tudo que planeja ou até mesmo a incerteza do que vem após a morte.

Prejuízos

Como toda crise de ansiedade, a situação pode se agravar e tornar-se cada vez mais patológica. Gerando, inclusive, crises de pânico e até depressão. Isso inclui: isolamento, desânimo para realizar atividades, falta de comunicação, perda de apetite e outros sintomas.

Maneiras de superar o medo de morrer

Se entenda

O caminho para superar o medo de morrer demanda calma, paciência, dedicação e acompanhamento psicológico. Porém, você pode já começar. A partir de agora. Primeiramente, entenda de onde vem o medo. É proveniente de um trauma oriundo da perda de alguém próximo, é medo de perder alguém, ou ansiedade para realizar tudo que planejou?

Aproveite o hoje

Comece a situar-se nos dias de hoje. O que está no passado, lá ficará. O que vai acontecer, não se sabe. Livre-se de culpas, rancores e arrependimentos, vincule a morte de alguém próximo apenas à saudade – que é natural – e às práticas do legado deixado. Faça planos para hoje, cuide da saúde, busque entretenimento, estude. Cuide da sua mente!

Abra-se à espiritualidade

Trabalhar a espiritualidade também pode ajudar a superar o medo de morrer. Existem as pessoas que creem na vida após a morte. Para elas, o essencial é evitar o medo de morrer, pois só o que fica é o corpo físico, o espírito é imortal. Aos que não acreditam, ou seja, que a morte marca o fim, deve-se, então, curtir os momentos, estar com quem ama, estudar o que deseja, cuidar da mente e ter a certeza que teve uma excelente vida. Essa dica, na verdade, cabe a todas as pessoas, independentemente da religião.

Prepare a mente

Estendendo os cuidados com o corpo e mente, o medo de morrer some quando você passar a ter controle sobre ele. Atitudes do dia a dia podem ajudar nisso. Por exemplo, outra preocupação é em deixar a família com altas dívidas para cuidar do seu sepultamento. Isso pode ser evitado com o um plano funerário desde já.

Não é uma atitude pessimista. Afinal, todos nós vamos morrer. É, na verdade, um cuidado para que você ou um ente próximo receba todos os serviços necessários sem endividar ninguém de surpresa. Dessa forma, escolhe-se o melhor plano e a melhor forma de pagamento a partir de agora.

Com a Central Santa Casa, você encontra assistência funerária de qualidade, a cara de uma empresa de serviços funerários  experiente.

Em nosso site, você pode conhecer um pouco a nossa história, bem como os artigos exclusivos que disponibilizamos mensalmente no blog. Entre já em contato!

 

What causes sudden the dysfunction. Part 4

Posts Recentes Tags