07Jun
Na imagem vemos uma mulher que está lendo livros que abordam o luto.

Veja 6 indicações de livros que abordam o luto

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. (Livro: O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry).

Iniciamos este artigo da Central Santa Casa com um citação bastante famosa que nos faz refletir sobre a responsabilidade afetiva. A leitura é um hobby que pode proporcionar entretenimento e conhecimento. A partir disso, ela tem o poder de aliviar uma série de dores de nossa alma por nos conceder a percepção de outras histórias. Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 livros que abordam o luto e podem te ajudar a lidar com ele. Confira!

6 livros que abordam o luto como tema central!

1- O começo do Adeus – Anne Tyler

A primeira dica de livros que abordam o luto chama-se “O começo do Adeus”. A narrativa conta a história de um senhor idoso que se encontra inconsolável devido a morte da esposa. A partir disso, a falecida realiza aparições frequentes para ele e colabora para a sua superação. Em resumo, o livro mostra maneiras de despedidas e recomeço após a perda de um ente querido.

2- As intermitências da morte – José Saramago

A obra de José Saramago está na nossa lista de livros que abordam o luto em um tom crítico. Saramago aborda problemas de infraestrutura em nosso país como superlotação em hospitais, religiosidade, dor, vida, existência e morte em seu conto.

3- Menina Nina – Duas Razões Para Não Chorar – Ziraldo

Menina Nina é um livro escrito por Ziraldo. Nele é abordado os sentimentos de uma criança que perdeu a avó recentemente. O livro usa uma linguagem acessível com a utilização de ilustrações de fácil entendimento. Os temas principais são dor e esperança. Vale ressaltar que Ziraldo escreveu o livro quando perdeu sua esposa e decidiu fazer uma homenagem para ela.

4- Luto na Infância: Intervenções Psicológicas em Diferentes Contextos – Luciana Mazzora e Valéria Tinoco

Este livro trata sobre o luto infantil. Dessa maneira, é indicado para profissionais da saúde e da educação — psicólogos, professores, pedagogos, médicos e outros. Também tem recomendação para os pais e responsáveis com o propósito de auxiliá-los a entender as nuances que ajudam a criança a superar o momento de luto.

5- A Cabana – William P. Young

A Cabana é um dos livros que abordam o luto e possui um filme homônimo de sucesso mundial. A narrativa do livro relata a história de um homem que perdeu sua filha em um acidente. A partir desse dia, o homem recebe um chamado para visitar a cabana onde o acidente ocorreu e o desenrolar da história passa a ser bastante emocionante.

6- Sobre a Morte e o Morrer – Elisabeth Kubler-Ross

Nosso última dica de livro foi escrito pela psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross. “Sobre a Morte e o Morrer” descreve experiências da autora com pacientes terminais internados em um hospital de Chicago. Ela descreve as frustrações, angústias, aflições e os medos de pessoas próximas aos enfermos. Além disso, ensina a encorajá-los em seus últimos dias vida.

Conheça os serviços da Central Santa Casa!

A Central Santa Casa está preparada para realizar trâmites burocráticos para sua família nesse momento delicado. Contamos com profissionais especializados em atendimento humanizado. Conte com nossos serviços funerários!

Entre em contato conosco pelo site ou ligue para nossa Central de Atendimento (21) 3959-2016!

Gostou das dicas de livros que abordam o luto? Confira mais conteúdos úteis em nosso blog. Lá você encontra: