07Jun
Na imagem vemos uma mulher que está lendo livros que abordam o luto.

Veja 6 indicações de livros que abordam o luto

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. (Livro: O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry).

Iniciamos este artigo da Central Santa Casa com um citação bastante famosa que nos faz refletir sobre a responsabilidade afetiva. A leitura é um hobby que pode proporcionar entretenimento e conhecimento. A partir disso, ela tem o poder de aliviar uma série de dores de nossa alma por nos conceder a percepção de outras histórias. Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 livros que abordam o luto e podem te ajudar a lidar com ele. Confira!

6 livros que abordam o luto como tema central!

1- O começo do Adeus – Anne Tyler

A primeira dica de livros que abordam o luto chama-se “O começo do Adeus”. A narrativa conta a história de um senhor idoso que se encontra inconsolável devido a morte da esposa. A partir disso, a falecida realiza aparições frequentes para ele e colabora para a sua superação. Em resumo, o livro mostra maneiras de despedidas e recomeço após a perda de um ente querido.

2- As intermitências da morte – José Saramago

A obra de José Saramago está na nossa lista de livros que abordam o luto em um tom crítico. Saramago aborda problemas de infraestrutura em nosso país como superlotação em hospitais, religiosidade, dor, vida, existência e morte em seu conto.

3- Menina Nina – Duas Razões Para Não Chorar – Ziraldo

Menina Nina é um livro escrito por Ziraldo. Nele é abordado os sentimentos de uma criança que perdeu a avó recentemente. O livro usa uma linguagem acessível com a utilização de ilustrações de fácil entendimento. Os temas principais são dor e esperança. Vale ressaltar que Ziraldo escreveu o livro quando perdeu sua esposa e decidiu fazer uma homenagem para ela.

4- Luto na Infância: Intervenções Psicológicas em Diferentes Contextos – Luciana Mazzora e Valéria Tinoco

Este livro trata sobre o luto infantil. Dessa maneira, é indicado para profissionais da saúde e da educação — psicólogos, professores, pedagogos, médicos e outros. Também tem recomendação para os pais e responsáveis com o propósito de auxiliá-los a entender as nuances que ajudam a criança a superar o momento de luto.

5- A Cabana – William P. Young

A Cabana é um dos livros que abordam o luto e possui um filme homônimo de sucesso mundial. A narrativa do livro relata a história de um homem que perdeu sua filha em um acidente. A partir desse dia, o homem recebe um chamado para visitar a cabana onde o acidente ocorreu e o desenrolar da história passa a ser bastante emocionante.

6- Sobre a Morte e o Morrer – Elisabeth Kubler-Ross

Nosso última dica de livro foi escrito pela psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross. “Sobre a Morte e o Morrer” descreve experiências da autora com pacientes terminais internados em um hospital de Chicago. Ela descreve as frustrações, angústias, aflições e os medos de pessoas próximas aos enfermos. Além disso, ensina a encorajá-los em seus últimos dias vida.

Conheça os serviços da Central Santa Casa!

A Central Santa Casa está preparada para realizar trâmites burocráticos para sua família nesse momento delicado. Contamos com profissionais especializados em atendimento humanizado. Conte com nossos serviços funerários e nossa assistência funeral no RJ!

Entre em contato conosco pelo site ou ligue para nossa Central de Atendimento (21) 3959-2016!

Gostou das dicas de livros que abordam o luto? Confira mais conteúdos úteis em nosso blog. Lá você encontra: