A homenagem final pode ter diversas características importantes para o falecido. E só os familiares e amigos conseguirão mostrar todo esse carinho e afeto pelo ente querido que se foi. Ou seja, eles podem utilizar as redes sociais, nota de falecimento e mensagens de afeto para fazer a última homenagem. Durante o caminho do sepultamento realizar o cortejo fúnebre junto com os familiares e amigos é muito especial. Pois assim, todos darão o último adeus unidos. Você sabe o que é um cortejo fúnebre? Confira cada detalhe neste artigo com a Central Santa Casa!
Cortejo fúnebre é ato de acompanhar o caixão do falecido até o local onde ele será cremado ou sepultado. Como observamos, esse é o momento final da despedida. E pode ser realizado com uma carreata, ou seja, com todos os carros em fileira fazendo silêncio. Também, pode ser feito a pé. As pessoas que acompanham o caixão caminhando podem cantar músicas para homenageá-lo e também fazer uma oração. Essa ocasião é muito dolorosa, pois percebemos que realmente alguém importante nos deixou.
Um cortejo fúnebre muito marcante foi o da cantora Marília Mendonça. Ela faleceu devido a um trágico acidente de avião. E foi feita a homenagem até o cemitério em cima de um carro de bombeiros para toda a cidade de Goiânia se despedir da ilustre cantora de sertanejo. Por fim, esse cortejo fúnebre foi assistido por milhares de brasileiros ao vivo. Já que, ele foi transmitido por alguns canais abertos.
Podemos dizer que o cortejo fúnebre é muito importante para o processo de luto e o entendimento da morte de um indivíduo. Pois, ao receber a notícia de que uma pessoa especial morreu, vários indivíduos não entendem muito bem naquele instante. Dessa forma, essa notícia fica muito conturbada em sua cabeça. O modo mais popular de explicar esse evento é que a “ficha” não cai logo. Tornando tudo mais complicado.
Com isso, uma boa etapa para ter na cerimônia de velório é o cortejo fúnebre. Pois, ele é fundamental para o processo de entendimento que aquela pessoa que se encontra no caixão faleceu. Além disso, esse fato colabora diretamente com as principais fases do luto. Sendo elas: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.
Para presenciar um cortejo fúnebre organizado, alguns pontos precisam ser abordados. Como, por exemplo:
A Central Santa Casa é sinônimo de excelência em serviços fúnebres. Nosso trabalho como funerária no RJ é promover conforto e agilidade nesse momento tão difícil. Realizamos remoção, cortejo do velório ao local do sepultamento, ornamentação padrão com flores naturais de época e reserva e locação da capela. Tudo isso com um atendimento 24 horas.
Entre em contato conosco e garanta esses serviços!
Aprenda como preparar um discurso fúnebre tocante e saiba o que evitar nesse momento de…
Você sabe o que é mausoléu? Entenda o significado e a importância dessa homenagem no…
Trabalha em funerária ou com questões funerárias? Então, você precisa entender o que é necrologia.…
Já viu notas de falecimento, mas nunca precisou fazer uma? A Central Santa Casa pode…
Você sabe para que funciona a carta de despedida de morte? No artigo, explicamos. Veja!
Sabe o que é codicilo e qual a diferença para o testamento? No artigo, a…