Trabalho em funerária: quais as profissões da área?

Alguem tocando em um ramo de flores

Quando pensamos em profissões da área funerária logo nos vem a cabeça o agente funerário. Porém, a lista de funcionários do trabalho em funerária é muito mais extensa que isso. Para que a despedida final de um ente querido ocorra com cuidado e dignidade, há uma equipe preparada para lidar com as burocracias. A Central Santa Casa te diz quais são as principais profissões em uma funerária! 

Leia o artigo e saiba mais!

Quais as principais profissões que fazem parte do trabalho em funerária?

1- Agente funerário

A profissão mais conhecida do trabalho em funerária devido sua importância para os familiares. Esse funcionário é responsável por toda a comunicação entre a família e a funerária, além de gerenciar o serviço prestado. O agente funerário cuida de toda a documentação necessária e auxilia os familiares em tomadas de decisão.

2- Motorista funerário

Como o próprio nome já diz, essa profissão cuida do transporte do corpo e também de familiares e convidados do funeral. Assim como o agente funerário, esse profissional inicia o seu trabalho logo após o falecimento. Ele retira o corpo do local de falecimento e leva até a funerária, em seguida o transporta até o cemitério ou crematório.

 3- Tanatopraxista

Essa é uma das profissões mais importantes de um trabalho em funerária. O tanatopraxista é quem cuida do corpo quando ele chega na funerária para garantir que ficará conservado até o enterro. Ele higieniza e descontamina o cadáver e também cuida de sua aparência.

4- Necromaquiador

Sua função é quase a mesma de um maquiador normal: cuidar do rosto da pessoa que faleceu para o velório. Após a morte o corpo passa por transformações que modificam sua aparência e a maquiagem é usada para disfarçar essas mudanças. Mas claro, sempre respeitando os traços do cadáver. O necromaquiador também atua em caso de hematomas e lesões, deixando imperceptível.

5- Cerimonialista

No trabalho em funerária, o cerimonialista cuida das celebrações fúnebres solicitadas pela família, podendo ser religiosas ou não. Sua função é oferecer uma despedida digna e que honre a memória de quem já partiu. O cerimonialista faz seleção de músicas, prepara discursos e leituras.

6- Reconstrutor facial

Diferente do necromaquiador que disfarça hematomas, o reconstrutor facial atua na restauração do rosto. Seu trabalho é utilizado em casos de mortes trágicas, quando há grandes danos na face da pessoa falecida. Esse profissional permite que a família e os convidados se despeçam no funeral sem que haja traumas devido à aparência do cadáver.

A Central Santa Casa pode te ajudar nos momentos difíceis!

Muitos profissionais fazem parte do trabalho em funerária para que o último adeus seja respeitoso. A Central Santa Casa conta com um corpo de funcionários preparados para te auxiliar nos momentos difíceis, com cuidado e confiança. Prestamos o serviço de assistência funerária com atendimento 24h. Entre em contato e saiba mais!