Saudade literária: os personagens de livros mortos que mais comoveram os fãs

Mulher chora enquanto lê um livro, mostrando a dor dos personagens de livros mortos.

A literatura tem um poder imenso: o de nos transportar para outros mundos e, mais importante, nos fazer criar laços profundos com seres de papel. Fim de ano chegou e o luto por personagens favoritos volta à tona. Quando a trama exige a despedida de um herói ou coadjuvante amado, o leitor vivencia um luto real, uma dor pela perda que, embora ficcional, é sincera. A morte de personagens de livros mortos é um recurso poderoso para chocar, construir a jornada do herói ou dar significado a um sacrifício. Relembre alguns dos mais memoráveis neste artigo da Central Santa Casa!

Quais os personagens de livros mortos que mais causaram o luto nos fãs?

É comum, com a chegada do final de ano, voltar a ler livros favoritos ou encontrar novos para suspirar. Contudo, algumas dessas obras deixaram vários fãs de luto pela morte de alguns personagens:

1- Favoritos de Harry Potter

A saga Harry Potter, de J.K. Rowling, é famosa por ensinar sobre o amor, a amizade e, cruelmente, sobre a perda. Várias mortes na série de livros deixaram cicatrizes profundas nos fãs:

  • Alvo Dumbledore: sua morte no sexto livro (O Enigma do Príncipe) foi um golpe devastador. Além disso, o mentor e único que Voldemort temia partiu em um ato de sacrifício;
  • Dobby: a morte do Elfo Doméstico em As Relíquias da Morte causou lágrimas reais. O sacrifício de Dobby para salvar seus amigos foi tão comovente que Harry o enterra com dignidade, sem o uso de magia;
  • Sirius Black e Fred Weasley: as perdas de Sirius Black (A Ordem da Fênix) e de Fred Weasley (As Relíquias da Morte) representam, respectivamente, a perda da figura paterna e do alívio cômico. Assim, esses personagens de livros mortos trouxeram a dura realidade da guerra para a vida dos personagens e dos leitores.

2- Augustus Waters (A Culpa é das Estrelas)

A história de amor entre Gus e Hazel, de John Green, é uma das mais dolorosas da literatura young adult. Augustus, que já havia perdido uma perna devido ao câncer, tem a doença retornando e se espalhando. Sua morte, embora esperada, é tratada com uma ternura brutal, focando na carta de amor que ele deixa, um testamento da beleza da vida e da inevitabilidade da finitude.

3- Will Traynor (Como Eu Era Antes de Você)

A decisão de Will, o jovem tetraplégico de Jojo Moyes, de realizar o suicídio assistido é um dos finais mais debatidos. Sua morte, apesar de ter sido um desejo consciente do personagem (mesmo após encontrar o amor em Lou), foi uma despedida agridoce que ensinou aos leitores sobre autonomia. Além disso, o impacto emocional foi profundo, pois muitos leitores criaram forte vínculo com o casal. Contudo, esse personagem de livro morto quebrou corações ao separar o casal, tanto nas páginas quanto no filme.

4- Rue (Jogos Vorazes)

A inocente Rue, a garota de 12 anos que forma uma aliança com Katniss Everdeen no primeiro livro de Suzanne Collins, personifica a tragédia da guerra e da perda da infância. Além disso, sua morte é um momento de pura dor, pois desperta em Katniss o espírito da revolução. Assim, a cena se torna um dos eventos mais marcantes da saga.

Procure a Central Santa Casa!

O memento da perda não precisa ser enfrentado sozinho. Conte com a Central Santa Casa para apoiar você e sua família em momentos delicados. Com nosso serviço de assistência funerária, garantimos todo o suporte necessário para que o processo seja mais tranquilo e respeitoso.

Entre em contato conosco!