Quando há a perda de uma pessoa querida, nem toda dor se manifesta por meio de lágrimas ou palavras. Muitas vezes, o luto acontece de maneira discreta, internamente e passando despercebido pelas pessoas ao redor. Pessoas em luto silencioso seguem com a rotina, trabalham, conversam e aparentam estar bem, enquanto enfrentam uma profunda dor emocional. Entender esse sofrimento é saber como ajudar e apoiar quem está passando por isso e não permitir que esse sofrimento se transforme em algo a mais. A Central Santa Casa veio explicar mais sobre isso e te ajudar a passar por esse momento tão delicado. Leia mais!
O luto silencioso é um meio de sentir, consciente ou inconscientemente, a dor da perda sem demonstrar de forma explícita. Os motivos podem ser diversos: medo de incomodar, tentativa de parecer mais forte ou dificuldade de expressas os sentimentos. Apesar da aparência tranquila, a dor existe e pode ser intensa. Sem apoio, isso pode se tornar um luto prolongado, levando a depressão e ansiedade.
Os sinais podem mudar de pessoa para pessoa, porém, alguns são mais comuns como:
Observar faz toda diferença. O luto não possui prazo de validade e mesmo que “a vida continue”, a dor e a saudade estarão ali.
Ajudar alguém no luto silencioso não significa forçar conversas e respostas. Esteja presente com pequenos gestos, que respeitem o espaço e a dor do outro. Dar assistência e mesmo sem falar, demonstrar disponibilidade e evitar “consertar” essa dor são algumas coisas simples, mas práticas. O acolhimento começa com respeito, então, respeite o tempo e a dor do outro.
Em muitos casos, esse período pode se prolongar ou piorar. Nesses momentos é necessário ter a ajuda de um psicólogo ou grupos de acolhimento que saberão lidar melhor. Isso ajudará a pessoa a entender e lidar melhor seus sentimentos sem julgamentos.
Buscar ajuda é um ato de cuidado, não de fraqueza.
O luto silencioso é uma prova de que nem toda dor grita, muitas apenas esperam ser vistas. Ao respeitar o tempo e a forma de cada pessoa, criamos um ambiente mais humano, acolhedor e sensível diante da perda. A Central Santa Casa está aqui para apoiar você e sua família nos momentos mais difíceis. Oferecemos assistência funerária e serviços de cremação e sepultamento com respeito e carinho.
Entre em contato conosco e conte com nosso apoio em cada despedida.
As primeiras 24 horas após uma morte podem ser os momentos mais delicados e difíceis,…
Nesse artigo, a Central Santa Casa te dará dicas e conselhos de como lidar com…
Relembre os personagens de livros mortos que mais fizeram você chorar com esse artigo da…
Quais as funções de um mestre de cerimônia em funeral? Confira nesse artigo da Central…
Interessado em história antiga ou contos mórbidos? Talvez precise conhecer o que é necroturismo. Confira…
Pensando sobre cremação? Então, seria importante saber o que é cinerário. Descubra nesse artigo da…