Luto silencioso: como ajudar quando a dor não é visível?

Quando há a perda de uma pessoa querida, nem toda dor se manifesta por meio de lágrimas ou palavras. Muitas vezes, o luto acontece de maneira discreta, internamente e passando despercebido pelas pessoas ao redor. Pessoas em luto silencioso seguem com a rotina, trabalham, conversam e aparentam estar bem, enquanto enfrentam uma profunda dor emocional. Entender esse sofrimento é saber como ajudar e apoiar quem está passando por isso e não permitir que esse sofrimento se transforme em algo a mais. A Central Santa Casa veio explicar mais sobre isso e te ajudar a passar por esse momento tão delicado. Leia mais!
O que é o luto silencioso?
O luto silencioso é um meio de sentir, consciente ou inconscientemente, a dor da perda sem demonstrar de forma explícita. Os motivos podem ser diversos: medo de incomodar, tentativa de parecer mais forte ou dificuldade de expressas os sentimentos. Apesar da aparência tranquila, a dor existe e pode ser intensa. Sem apoio, isso pode se tornar um luto prolongado, levando a depressão e ansiedade.
Sinais de que alguém pode estar passando por um luto silencioso
Os sinais podem mudar de pessoa para pessoa, porém, alguns são mais comuns como:
- isolamento gradual;
- desinteresse por atividades que antes eram prazerosas;
- cansaço excessivo;
- mudanças de comportamento e de humor;
- silêncio prolongado quando se trata de emoções e luto.
Observar faz toda diferença. O luto não possui prazo de validade e mesmo que “a vida continue”, a dor e a saudade estarão ali.
Como ajudar nesses momentos?
Ajudar alguém no luto silencioso não significa forçar conversas e respostas. Esteja presente com pequenos gestos, que respeitem o espaço e a dor do outro. Dar assistência e mesmo sem falar, demonstrar disponibilidade e evitar “consertar” essa dor são algumas coisas simples, mas práticas. O acolhimento começa com respeito, então, respeite o tempo e a dor do outro.
Importância do acompanhamento profissional
Em muitos casos, esse período pode se prolongar ou piorar. Nesses momentos é necessário ter a ajuda de um psicólogo ou grupos de acolhimento que saberão lidar melhor. Isso ajudará a pessoa a entender e lidar melhor seus sentimentos sem julgamentos.
Buscar ajuda é um ato de cuidado, não de fraqueza.
Você não está sozinho!
O luto silencioso é uma prova de que nem toda dor grita, muitas apenas esperam ser vistas. Ao respeitar o tempo e a forma de cada pessoa, criamos um ambiente mais humano, acolhedor e sensível diante da perda. A Central Santa Casa está aqui para apoiar você e sua família nos momentos mais difíceis. Oferecemos assistência funerária e serviços de cremação e sepultamento com respeito e carinho.
Entre em contato conosco e conte com nosso apoio em cada despedida.