Você sabia que ao redor do mundo as cores do luto variam? Pois é, a coloração da vestimenta utilizada após a perda de alguém é, em sua maioria, preto no Brasil. Mas, para outras culturas ou países, é o branco, o vermelho ou o amarelo. Cada um tem seu significado.
Pensando em esclarecer essa questão, a Central Santa Casa preparou este artigo. Aqui, vamos lhe apresentar quais são as cores do luto em outros lugares. Acompanhe!
Assim como na maior parte do Ocidente, é costume no Brasil utilizar o preto como forma de demonstrar o luto. A coloração transmite tristeza, falta de luz e escuridão desse momento. Também passa a ideia de introspecção comum após a perda de alguém especial. Assim, é comumente utilizada no falecimento de um ente querido.
Quando falamos sobre as cores do luto utilizadas na Ásia, a história muda. Na Índia, China e Japão, a coloração de roupa mais comum quando se perde alguém é o branco. Ela expressa o luto pela perda de um ente, desejando paz e tranquilidade, tanto para si quanto para a passagem do morto. Além disso, exprime a necessidade de estar em silêncio e buscar a reflexão diante do momento difícil.
Na África, as cores do luto também são diferentes. Na África do Sul, ela é o vermelho. Essa cor expressa a partida de um ente querido e demonstra a dor da perda de um membro da comunidade, de um amigo ou família. Assim, é muito utilizada após um falecimento.
Por sua vez, no Egito a cor da perda é o amarelo. Essa coloração também expressa o luto. Porém, surgiu por uma alusão às folhas secas do inverno e outono. Representa e faz referência, então, ao fim do ciclo da vida, nesse caso, de folhas.
A cor azul celeste também está entre as cores que representam o luto ao redor do mundo. Comum na Síria e no Irã, faz referência à coloração do céu, destino final daqueles que morrem. Por isso, a utilizam.
O roxo também está entre as cores do luto, dessa vez utilizado na Tailândia. Ela é muito presente no momento da perda, em roupas e flores, expressa o luto e dor sentida após uma perda importante de algum ente querido.
Perder um ente querido não é algo fácil. As burocracias que surgem nesse momento ainda podem trazer mais dor e estresse. Por isso, contar com uma assistência funerária é uma solução eficiente. Você conta com ajuda de uma equipe qualificada e já experiente no assunto, agilizando o processo e reduzindo suas preocupações.
Está passando por esse momento? A Central Santa Casa te ajuda! Somos uma funerária no Rio de Janeiro. Garantimos auxílio completo e qualificado, além de atendimento 24h. Entre em contato conosco e conte com nossa assistência funeral no RJ!
Links Úteis:
As primeiras 24 horas após uma morte podem ser os momentos mais delicados e difíceis,…
Nesse artigo, a Central Santa Casa te dará dicas e conselhos de como lidar com…
Relembre os personagens de livros mortos que mais fizeram você chorar com esse artigo da…
Quais as funções de um mestre de cerimônia em funeral? Confira nesse artigo da Central…
Interessado em história antiga ou contos mórbidos? Talvez precise conhecer o que é necroturismo. Confira…
Pensando sobre cremação? Então, seria importante saber o que é cinerário. Descubra nesse artigo da…