Você sabia que ao redor do mundo as cores do luto variam? Pois é, a coloração da vestimenta utilizada após a perda de alguém é, em sua maioria, preto no Brasil. Mas, para outras culturas ou países, é o branco, o vermelho ou o amarelo. Cada um tem seu significado.
Pensando em esclarecer essa questão, a Central Santa Casa preparou este artigo. Aqui, vamos lhe apresentar quais são as cores do luto em outros lugares. Acompanhe!
Assim como na maior parte do Ocidente, é costume no Brasil utilizar o preto como forma de demonstrar o luto. A coloração transmite tristeza, falta de luz e escuridão desse momento. Também passa a ideia de introspecção comum após a perda de alguém especial. Assim, é comumente utilizada no falecimento de um ente querido.
Quando falamos sobre as cores do luto utilizadas na Ásia, a história muda. Na Índia, China e Japão, a coloração de roupa mais comum quando se perde alguém é o branco. Ela expressa o luto pela perda de um ente, desejando paz e tranquilidade, tanto para si quanto para a passagem do morto. Além disso, exprime a necessidade de estar em silêncio e buscar a reflexão diante do momento difícil.
Na África, as cores do luto também são diferentes. Na África do Sul, ela é o vermelho. Essa cor expressa a partida de um ente querido e demonstra a dor da perda de um membro da comunidade, de um amigo ou família. Assim, é muito utilizada após um falecimento.
Por sua vez, no Egito a cor da perda é o amarelo. Essa coloração também expressa o luto. Porém, surgiu por uma alusão às folhas secas do inverno e outono. Representa e faz referência, então, ao fim do ciclo da vida, nesse caso, de folhas.
A cor azul celeste também está entre as cores que representam o luto ao redor do mundo. Comum na Síria e no Irã, faz referência à coloração do céu, destino final daqueles que morrem. Por isso, a utilizam.
O roxo também está entre as cores do luto, dessa vez utilizado na Tailândia. Ela é muito presente no momento da perda, em roupas e flores, expressa o luto e dor sentida após uma perda importante de algum ente querido.
Perder um ente querido não é algo fácil. As burocracias que surgem nesse momento ainda podem trazer mais dor e estresse. Por isso, contar com uma assistência funerária é uma solução eficiente. Você conta com ajuda de uma equipe qualificada e já experiente no assunto, agilizando o processo e reduzindo suas preocupações.
Está passando por esse momento? A Central Santa Casa te ajuda! Somos uma funerária no Rio de Janeiro. Garantimos auxílio completo e qualificado, além de atendimento 24h. Entre em contato conosco e conte com nossa assistência funeral no RJ!
Links Úteis:
No artigo, conheça cemitérios famosos ao redor do mundo e descubra um pouco da história…
Você já ouviu falar em terapia do luto? Será que você precisa? A Central Santa…
Já ouviu falar em velório sustentável? Esse é um modelo mais ecológico. No artigo, explicamos…
Aprenda como preparar um discurso fúnebre tocante e saiba o que evitar nesse momento de…
Você sabe o que é mausoléu? Entenda o significado e a importância dessa homenagem no…
Trabalha em funerária ou com questões funerárias? Então, você precisa entender o que é necrologia.…